Claudio Tinoco diz que governador não admite que a Bahia já está sob intervenção
Tasso Franco , Salvador |
18/09/2023 às 18:21
Bruno Reis no terminal de eletrocarga do BRT
Foto: Betto Jr
Durante a inauguração do Terminal de Eletrocarga do BRT da Estação Rodoviária, na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Bruno Reis (União) defendeu a intervenção militar como medida para frear a escalada da violência no Estado.
Já o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) afirmou que a Bahia está sob uma intervenção federal cujo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em sua avaliação, não admite publicamente.
O chefe do Executivo Municipal também disse esperar que o governo restabeleça a segurança no bairro de Valéria.
“A gente espera que o governo do Estado possa restabelecer a segurança pública e possa garantir o pleno funcionamento dos serviços do transporte como, também, outros serviços que, infelizmente, a prefeitura está com dificuldade em prestar por conta desse momento de briga entre as facções”,
Durante coletiva à imprensa, o prefeito também revelou qual seria a sua estratégia para conter a violência, se fosse governador da Bahia. “Eu pediria o apoio do Exército. Sob a minha liderança, o meu comando, em toda comunidade que eu conseguisse acabar com a guerra das facções, eu deixaria o Exército lá atuando para garantir a tranquilidade e avançar em outras [comunidades]. Buscar apoio, pedir reforço do Exército e da Polícia Federal, não acho que isso seja nenhum ato de fraqueza ou de falta de atitude e postura, eu não vejo nada demais nisso”, frisou.
MAIS BLINDADOS CHEGAM
Mais três blindados da Polícia Federal chegam à Bahia nesta semana para reforçar o combate ao crime organizado. Os veículos, utilizados por outras Superintendências Regionais, já estavam na programação da instituição.
As viaturas foram embarcadas em um navio da Marinha, no porto do Rio de Janeiro. Os blindados serão utilizados por equipes do Comando de Operações Táticas (COT) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI).
"As viaturas já estavam definidas para reforçar o nosso trabalho. Não se trata de uma medida nova. Outros estados têm os seus blindados e agora a Bahia está sendo contemplada", explicou o Superintendente Regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria.
O tema violência na Bahia foi o assunto mais comentados pelos parlamentares, hoje, na Assembleia Legislativa e o medo que as pessoas estão de sair de casa em Salvador. (Veja ao lado opinião do lider do governo)