Política

REPERCUSSÃO MORTE DO CABO GLAUBER: GOV MUDA COMANDOS DA PM NA CAPITAL

As informações são do Portal A Tarde
Tasso Franco , Salvador | 04/02/2026 às 10:59
Cabo Glauber
Foto:
   Segundo informações do Portal A Tarde, um dia após a morte de um policial militar e uma série de confrontos armados em bairros de Salvador, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), promoveu mudanças em áreas estratégicas do comando da Polícia Militar. As alterações foram oficializadas nesta quarta-feira, 4, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Entre as mudanças, o coronel Ricardo José Marques Mattos foi exonerado do cargo de Comandante de Policiamento Regional da Capital - Central (CPRC-C). Para a função, o governador nomeou o coronel Roberto de Melo Assunção.

Também foi nomeado o coronel Gabriel Manuel da Silva Neto para o cargo de Comandante de Policiamento Regional da Capital - Atlântico (CPRC-A).

Os comandos do CPRC-Central e do CPRC-Atlântico fazem parte da estrutura operacional da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e são responsáveis pelo policiamento ostensivo na capital, incluindo o planejamento das ações e a execução de operações de combate à criminalidade.

A Polícia Civil investiga a morte do cabo da Polícia Militar Glauber Rosa Santos, de 42 anos, baleado na cabeça na madrugada de terça-feira, 3, durante um confronto com suspeitos no bairro Vale das Pedrinhas, na região do Complexo do Nordeste de Amaralina.

Ao longo da terça-feira, após a repercussão do caso, uma série de confrontos entre policiais e suspeitos resultou na morte de oito pessoas, segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).

Transporte público é afetado

O cenário de violência também impactou a mobilidade urbana da região. Ônibus do transporte público deixaram de circular pela entrada do Vale das Pedrinhas como medida de segurança.

Com isso, moradores passaram a caminhar até a Avenida Juracy Magalhães para ter acesso aos coletivos, o que gerou transtornos no deslocamento diário.