Política

FIM DO MUNDO NA LIBIA COM DESTRUIÇÃO DE UMA CIDADE E 10 MIL MORTOS

As imagens dos mortos na praia são chocantes
Tasso Franco , Salvador | 13/09/2023 às 10:22
Caos total numa cidade portuária da Libia
Foto: REP
  Do céu, com imagens de satélite, as áreas adjacentes ao porto da cidade de Derna, na Líbia, parecem labirintos de pequenos pontos presos pela água, sem árvore ou poste elétrico em pé. Do chão, o instantâneo que fica embaçado é antes o de casas enterradas na lama, pontes arrastadas por um rio descontrolado, mesquitas danificadas e pessoas andando em estado de choque depois de “um desastre sem precedentes na memória”, como diz. Jessica Massoun , porta-voz regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

“Além dos 10 mil cidadãos cujo paradeiro é desconhecido e alguns dos quais podem ter sido arrastados para o mar, há milhares de pessoas cujas casas foram destruídas e estão desabrigadas. O Crescente Vermelho informou que cerca de 25 mil pessoas poderiam estar nesta situação. situação, mas é um equilíbrio parcial", acrescenta, em declarações ao EL PERIÓDICO, após a passagem devastadora do ciclone Daniel no início desta semana.

“Os sobreviventes procuram desesperadamente os seus familiares, mas há dificuldades em identificar os numerosos corpos”, acrescenta Massoun. Algumas palavras duras e claras, como as ditas por Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É uma catástrofe de proporções épicas”, disse Harris, especificando que os afectados pela tragédia podem atingir 1,8 milhões de pessoas.