Oficialmente, na mesa de JR só existem, Robinson e Olivia Santana
Tasso Franco , Salvador |
13/09/2023 às 10:52
Edvaldo Brito: "Meu nome é competitivo"
Foto: Valdemiro Lopes
Depois da nota da Federação (PT, PCdoB e PV) afirmando que o (a) candidato (a) a prefeito (a) da capital tem que ser dela (da Federalção) excluindo os demais partidos da base do governador Rui Costa, apesar do esperneio do PSD com Edvaldo Brito e do MDB com Lucio Vieira Lima destacando que seus partidos têm nomes para entrar na disputa, por enquanto, oficialmente, lançados pelos respectivos diretórios só existem dois nomes: Robinson Almeida (PT) e Olivia Santana (PCdbB).
O fato dos outros partidos terem nomes extra oficiais não podem ser analisados pelo Conselho Político comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues, uma vez que, se não forem oficializados pelos respectivos diretórios, não podem entrar na pauta.
Ora, o presidente do PSD de Salvador, vereador Edvaldo Brito, em entrevista do portal MI reafirma que o seu partido tem quadros para disputar a prefeitura da capital e que espera que sejam ouvidos pelo conselho político do governo antes de o governador Jerônimo Rodrigues bater o martelo sobre o nome que enfrentará o atual prefeito Bruno Reis.
Edvaldo cita o próprio nome, além do filho, o deputado federal Antônio Brito, e o de Eleusa Coronel, vice-presidente da legenda, que disputou a vice na chapa encabeçada por Pastor Sargento Isidório na eleição de 2020.
"Meu nome é competitivo. Fui prefeito e vice-prefeito de Salvador, tive desempenho evolutivo. Tem o nome de Antônio Brito, que teve votação expressiva em Salvador. A nossa vice-presidente, que é Eleusa , também é uma possibilidade", afirmou.
Em sendo assim, caberá ao diretório municipal efetivar um desses nomes e, em seguida, o diretório estadual aprovar e levar o nome oficialmente ao Comitê Político com fizeram o PT e o PCdoB.
Da mesma forma, dá-se com o MBD, que segundo Lúcio Vieira Lima tem o nome de Geraldo Jr; e o PSB que, segundo Lidice da Mata tem o seu nome e o de Sylvio Humberto. Vale para o MDB e PSB, o mesmo que vale para o PSD, etc, oficializar as escolhas e levá-las para o Comitê.
Portanto, por enquanto, na mesa de Jerônimo só tem os nomes de Robison e Olívia. O mais são desejos. (TF)