AGU está investigando declarações de Garcia sobre enchentes no RS
Tasso Franco , Salvador |
11/09/2023 às 17:33
Leandro de Jssus: "O Brasil vive em regime ditatorial"
Foto:
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) afirmou nesta segunra-feira, 11, na tribuna da Assembleia Legislativa que o Brasil "vive em regime ditatorial" e é inconcebível que o jornalista Alexandre Garcia, por ter feito ccomentários sobre a construção de barragens no Rio Grande do Sul na época do governo petista esteja "sendo processado pela AGU".
Segundo o parlamentar, essa atitude tomada por um órgão do governo que atinge Alexandre Garcia, "no dia de amanhã pode ser qualquer jornalista da Bahia que venha a criticar o governo petista".
Leandro também exibiu matérias mostrando a perseguição à jornalista na Rússia, na Nicarágua e na Venezuela "onde se perseguem e prendem jornalistas típico dos governos totalitários". E destacou que, na atualidade, o Brasil "vive em regime ditatorial".
O QUE DISSE AQLEXANDRE GARCIA
O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse na noite de domingo (10.set.2023) ter determinado que a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia faça “a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação” promovida pelo jornalista Alexandre Garcia sobre as consequências das chuvas no Rio Grande do Sul.
No programa “Oeste Sem Filtro”, da Revista Oeste, na 6ª feira (8.set), Garcia disse ser “preciso investigar, porque não foi só a chuva” que causou enchentes no Estado e a morte de pelo menos 46 pessoas.
Segundo o jornalista, “no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, 3 represas pequenas, que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo. Isso causou uma enxurrada”.investigar-falas-de-alexandre-garcia-sobre-chuvas-no-rs/)