O ato aconteceu na gestão ACM Neto em 8 de abril de 2013
Tasso Franco , Salvador |
05/09/2023 às 12:45
Edvaldo Brito colaborou para destravar a burocracia, mas o ato só aconteceu em 8 abril de 2013
Foto: CMS
O vereador e jurista Edvaldo Brito (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal com reportagens e documentos para fazer uma retificação. Na semana passada, dentro do Projeto Lembranças do Futuro de Salvador, onde a Casa está convidando todos os ex-prefeitos para falarem sobre suas administrações, João Henrique Carneiro declarou que a transferência da gestão do metrô do município para o Estado da Bahia foi feita pelo seu sucessor, ACM Neto.
Brito esclareceu que ele era o vice-prefeito em 2012, e assumiu o cargo com a viagem de João Henrique para a Espanha. No dia 20 de janeiro daquele ano, o então governador Jaques Wagner foi ao palácio Thomé de Souza assinar o convênio com Edvaldo Brito e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, que continua hoje no cargo.
“É preciso fazer essa correção, pois as obras do metrô estavam complicadas quando cheguei à administração municipal em 2009. Fui designado, pela minha formação, para resolver as pendências com o Tribunal de Contas da União. Dezenas de reuniões foram feitas com autoridades e técnicos. Somente com tudo resolvido, foi possível fazer a transferência da gestão para o Governo do Estado da Bahia. É uma reparação histórica”, concluiu Brito”.
O ATO DE TRANSFERÊNCIA FOI COM ACM NETO E WAGNER
Após algumas divergências, o governador da Bahia Jaques Wagner e o prefeito de Salvador ACM Neto chegaram a um acordo nesta sexta-feira, 5, para a transferência do metrô do município para o Estado. A assinatura oficial do compromisso, no entanto, acontecerá somente nesta segunda-feira, 8 (abril de 2013). Dentro do acordo ficou acertada também que a tarifa para os ônibus que farão a integração com o metrô será de R$ 1,10, segundo informações da assessoria de Wagner. O valor da tarifa do metrô ainda não foi definido.
Em seu Twitter, o governador comentou sobre o acordo alfinetando a gestão municipal: “No dia de entrega da nossa Fonte Nova, o governo do Estado assume o sistema de metrô, há mais de 12 anos sem solução sob gestão municipal. Assumimos o compromisso de botar para funcionar o sistema e livrar Salvador do seu principal gargalo de trânsito”.
De acordo com Wagner, o metrô vai seguir o modelo de Parceria Público Privado (PPP) usado na construção da Arena Fonte Nova.
Divergência – O valor da passagem de ônibus, fixado em R$ 1,10, era o principal impasse entre o município e o Estado para se chegar ao acordo de hoje. O governo estadual queria a criação de um sistema alimentador que funcionasse de forma diferenciada do transporte urbano atual. Esse modelo atenderia, em um raio de 5 km, as estações do metrô e transportaria os passageiros até os pontos de embarque e desembarque na Rótula do Acabaxi, Bonocô e Estação da Lapa, cobrando a tarifa de R$ 0,95.