Com informações do Le Figaro
Tasso Franco , Salvador |
23/08/2023 às 19:02
Avião e corpos viraram cinzas
Foto: AFP
A líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaïa, estimou quarta-feira que o chefe de Wagner Evguéni Prigojine, era um “assassino” de quem “ninguém sentirá falta”, após a queda na Rússia de um avião que o transportava. “O criminoso Prigozhin não fará falta a ninguém na Bielorrússia. Ele era um assassino e deve ser lembrado como tal”, indicou Svetlana Tikhanovskaïa no X (ex-Twitter), considerando que “a sua morte pode desmantelar a presença de Wagner na Bielorrússia”, país aliado de Moscovo.
A agência russa de transporte aéreo Rossaviatsia confirmou na quarta-feira que o chefe da Wagner, Yevgeny Prigozhin, estava a bordo do avião que caiu na região de Tver, na Rússia, matando todos os ocupantes. “De acordo com a companhia aérea, os seguintes passageiros estavam a bordo do avião Embraer – 135”, disse Rossaviatsia, citando o nome de Yevgeny Prigojine, mas também o de seu braço direito, Dmitri Utkin. Segundo ela, o voo ocorreu “sob licença de espaço aéreo devidamente emitida”.
Joe Biden ‘não está surpreso’
O presidente americano reagiu na quarta-feira à queda de um avião na Rússia, no qual o chefe de Wagner poderia ter morrido. Prigozhin estava na lista de passageiros. Joe Biden disse que “não ficou surpreso” com sua possível morte.
“Ainda não sei bem o que aconteceu, mas não estou surpreso”, disse ele aos repórteres. “Poucas coisas acontecem na Rússia sem que Putin tenha algo a ver com isso”, acrescentou o presidente norte-americano das montanhas do oeste americano, onde está com a sua família.
Putin elogia soldados russos,
mas não menciona o acidente
Enquanto prosseguem as operações de recuperação dos corpos no local da queda do avião de Yevgeny Prigozhin, Vladimir Putin fez um discurso por ocasião do 80º aniversário da Batalha de Kursk na Segunda Guerra Mundial. Sem mencionar o acidente, Vladimir Putin cumprimentou, no palco diante da multidão, os soldados russos na Ucrânia que “lutam com coragem e determinação”. “A dedicação à pátria e a lealdade ao juramento militar unem todos os participantes da operação militar especial”, disse ele.
Acidente de avião na Rússia: um “sinal de Putin às elites russas”,
segundo um conselheiro da presidência ucraniana
A queda fatal de um avião na Rússia, com o chefe de Wagner Evgueni Prigojine a figurar na lista de passageiros, é um “sinal” enviado por Vladimir Putin às elites russas, julgou esta quarta-feira um conselheiro da presidência ucraniana.
“A eliminação espetacular de Prigozhin e do comando de Wagner dois meses após (sua) tentativa de golpe é um sinal de Putin às elites russas antes das eleições de 2024”, afirmou no X Mykhaïlo Podoliak, avaliando que “Putin não perdoa ninguém. "