Deputada apela a Dino e ao STF para não permitirem ocupação da área após a morte da Yalorixá
Tasso Franco , Salvador |
19/08/2023 às 20:05
Repost no Facebook de Olivia
Foto: Repost Face de Olivia
Em sua conta no twitter a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) afirmou que o assassinato da mãe de santo Maria Bernadete Pacífico é uma "afronta às instituições" que estão em xeque e criticou o fato de Mãe Bernadete ter denunciado ameaças para a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e ter sido morta menos de um mês após o fato.
"Nesse momento nós queremos que a justiça se faça. Esse assassinato é uma afronta à todas as instituições. Como é que ela falou com a ministra do Supremo Rosa Weber no dia 26 de julho e menos de um mês depois ela foi morta com tantos tiros? As instituições estão postas em xeque e precisam responder à altura", postou
Ao portal A Tarde, a parlamentar, que esteve no Cemitério de Quintas no sepuçtamento de yalorixá afirmou ainda que já pediu pela federalização do caso e que solicitou que entidades ligadas às questões agrárias e à demarcação de terras quilombolas estejam atentas ao caso, que pode ter alguma ligação com uma disputa por terras já que o Quilombo Pitanga dos Palmares ainda não foi titulado.
"Nosso mandato já encaminhou ofício para o Ministério de Desenvolvimento Agrário e o Incra precisa titular essa terra, que já foi demarcada. O governo passado não fez nenhum movimento para garantir essa titulação, mas agora no governo Lula nós precisamos dessa garantia e investigar todos esses crimes que tem acontecido. Isso não pode ficar impune e virar estatística", aponta.
Noutra postagem Olivia diz: - O supremotribunalfedera, o @STF_oficial, MJSP @FlavioDino, o INCRA e todos os órgãos de Estado precisam agir para que aqueles que tentavam expulsar Mãe Bernadete e sua comunidade quilombola de Pitanga de Palmares não se apropriem daquelas terras, depois da sua morte.
O governador @jeronimorodrigues tem que determinar investigação rigorosa desses crimes abomináveis, que não podem ficar impunes.Uma perda dolorosa e irreparável!Minha solidariedade aos familiares e à comunidade.