Com informações de El Tiempo
Tasso Franco , Salvador |
10/06/2023 às 15:09
Presidente da Colombia emocionado
Foto: Twitter de Petro
Na última sexta-feira, as Forças Armadas e um grupo de indígenas encontraram com vida as quatro crianças que sobreviveram a um acidente de avião e ficaram perdidas nas selvas de Guaviare e Caquetá por 40 dias.
Depois de visitar as quatro crianças resgatadas, o presidente Gustavo Petro referiu-se à união de forças que permitiu o seu resgate são e salvo na selva.
"O encontro de conhecimento: indígenas e militares. O encontro de forças para um bem comum: guarda indígena e militares da Colômbia. Respeito pela selva", escreveu o presidente em sua conta no Twitter, depois de cumprimentar os menores e o pessoal médico.
E acrescentou: “Aqui se mostra um caminho diferente para a Colômbia: creio que este é o verdadeiro caminho da Paz. Aqui está uma nova Colômbia. Que é de Vida antes de tudo. O objetivo que nos une é a vida”.
O Presidente esteve nas instalações do Hospital Militar acompanhado da sua esposa Verónica Alcócer, da sua filha Sofia e de vários responsáveis governamentais.
“Eles estão se hidratando e não conseguem digerir a comida, mas em geral a condição das crianças é boa”, disse o ministro da Defesa, Iván Velásquez, à mídia depois de visitar as crianças resgatadas na selva.
Os membros da equipa médica que os atende, por sua vez, asseguraram que os menores se encontram bem, estáveis. No entanto, frisou que o bebé de um ano é aquele que requer 'maior cuidado nutricional'.
"As crianças vão ficar no Hospital pelo menos duas semanas. Todas têm compromisso nutricional, principalmente Cristin, que é a menor", disse a médica que lidera o atendimento a menores.
A cada um dos comandos do Exército, agradeço em nome do governo nacional pelo trabalho de resgate das crianças”, disse o ministro.
Astrid Cáceres, diretora do ICBF. Por sua vez, lembrou que uma das chaves para o sucesso do resgate foi trazer "o maior número de indígenas e conhecedores" para entender a vida na selva e conseguir organizar a busca com o Exército, os Parques Nacionais e a Fundação Nacional Governo.
Cáceres narrou que as crianças estão “alegres, alegres e com muita vontade de brincar”. Ele também revelou que os quatro terão educação garantida.
"Lesly sorriu para nós, nos abraçou, nos contou sobre o cachorrinho; Tien quer muito brincar, está entediado na cama, quer sair e passear, está muito feliz e tem um pouco de medo de agulhas. Cristin é o mais mulher linda e doce", acrescentou.
12h00 O que aconteceu com Wilson?
Em declarações à imprensa, a diretora do Icbf, Astrid Cáceres, revelou que perguntou às crianças sobre Wilson, o cão resgatado que ajudou a encontrá-las. "Eles me disseram que ele os acompanhou por um tempo, mas depois foi embora", disse ele.
transferido de San José del Guaviare para Bogotá em um avião-ambulância da Força Aérea Colombiana junto com seu pai e um de seus avós.