A vereadora Marta Rodrigues (PT), diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, e o diretor Legislativo da Câmara, Carlos Cavalcanti Neto, orientaram os vereadores que participaram da atividade.
Tasso Franco , Salvador |
05/06/2023 às 19:05
Parlamento jovem em Salvador
Foto: Valdemiro Lopes
O Parlamento Jovem da Câmara realizou na tarde desta sexta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias, a 1ª Sessão Ordinária da 1ª Legislatura. Na oportunidade, os vereadores discursaram, apresentaram projetos de lei e, simulando uma sessão real, aprovaram matérias sobre educação, cultura, transporte público, meio ambiente, dentre outros temas de interesse da sociedade. Os jovens também foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
A vereadora Marta Rodrigues (PT), diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, e o diretor Legislativo da Câmara, Carlos Cavalcanti Neto, orientaram os vereadores que participaram da atividade. A sessão ordinária do Parlamento Jovem foi presidida pela jovem Maria Luiza Oliveira. O colega parlamentar Pedro Cunha fez a leitura do expediente.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa pioneira na capital baiana e foi idealizado pela Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis. Os trabalhos desta 1ª edição foram abertos no último dia 29, com a posse dos 43 jovens vereadores, antes da sessão ordinária. Na oportunidade, o presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB), deu as boas-vindas aos parlamentares e desejou-lhes sucesso nessa nova experiência na cena política.
Conforme a vereadora Marta Rodrigues, os integrantes do Parlamento Jovem são oriundos de escolas públicas de diversos bairros de Salvador. Ela frisou que “os jovens conheceram como funciona a Câmara, as comissões e a tramitação de projetos”, e disse ainda que “o Parlamento Jovem fortalece a democracia e é um exercício da cidadania”.
A sessão ordinária do Parlamento Jovem foi prestigiada pelos vereadores Anderson Ninho (PDT), Laina Crisóstomo (PSOL) e Marcelo Maia (PMN). Anabel Souza Amorim, da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, representou o TRE-BA na diplomação.
Familiares, amigos, diretores e professores das escolas que participaram do projeto também assistiram à atividade do Parlamento Jovem e que simulou uma sessão ordinária da Câmara.