Política

DEPUTADO DELTAN DIZ QUE O TSE "INVENTOU INELEGIBILIDADE" PARA CASSÁ-LO

Durante o pronunciamento desta quarta, o parlamentar rebateu e disse que foi cassado em razão de um suposto processo disciplinar que nunca existiu.
Tasso Franco , Salvador | 17/05/2023 às 18:03
Deltan Dallagnol
Foto: Zeca Ribeiro Ag Câmara
   O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) afirmou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) "inventou uma inelegibilidade" para cassá-lo e inverteu a presunção de inocência. Além disso, segundo ele, houve uma “vingança” de poderosos e ele foi cassado por combater a corrupção. As declarações foram dadas na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira (17).

“Com o passar do tempo o sistema está se vingando, retaliando contra quem ousou combater a corrupção em Brasília. Fui cassado por vingança”, afirmou Dallagnol.

Na noite de terça (16), por unanimidade, a Corte Eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Dallagnol, que acabou perdendo o mandato de deputado federal. O entendimento do TSE foi de que o então procurador do MPF teria pedido a própria exoneração como forma de burlar a inelegibilidade, consequência direta dessas possíveis futuras punições.

Durante o pronunciamento desta quarta, o parlamentar rebateu e disse que foi cassado em razão de um suposto processo disciplinar que nunca existiu.

“Me punir nesse caso, por um crime futuro, ou pior, por uma acusação que não existe. E por uma condenação que ainda não existe em relação a mim. Eles inverteram a presunção de inocência, que beneficia tantos corruptos com recursos infinitos, mas para quem combate a corrupção, o que vale é a presunção de culpa. Eles inverteram a presunção de inocência e transformaram em transição de culpa ao arrepio da lei”, disse Dallagnol.
DEPUTADO DE