Votação está prevista para acontecer nesta terça-feira, 16
Tasso Franco , Salvador |
16/05/2023 às 10:23
Líder do governo, Rosemberg Pinto, vai sustentar o reajuste
Foto: BJÁ
Está previsto para a tarde desta terça-feira, 16, a votação na Assembleia Legislativa, em regime de urgência e sem os devidos debates e análises o projeto de lei emanado do Executivo e que prevê reajuste linear aos servidores públicos estaduais em 4%, gratificações a policias e outros benefícios a professores.
O lider da oposição, deputado Alan Sanches (UB) protocolu uma emenda para que o reajuste linear seja, no mínimo de 9%. Um estudo do Sindisefaz, o sindicato dos fazendários, aponta que a defasagem salarial diante do arrocho feito pelos governos do PT é da ordem de 54%, e prometem ocupar as dependências da Assembleia Legislativa
O lider do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT) avalia que o PL do governo é adequado e dentro das limitações orçamentárias do estado, o que permite manter o pagamento dos servidores em dia e o equilibrio fiscal. Já o líder da oposição, Alan Sanches (União Brasil), afirmou que o valor proposto pelo Governo estadual está bem abaixo das perdas acumuladas ao longo dos anos.
Na votação previsa para hoje não há acordo ainda firmado entre os blocos partidários uma vez que o reajuste proposto pelo governador Jerônimo está 2% abaixo da inflação. Lembrando, ainda, que tira 4% a mais no Planserv dos servidores para quem ganha até R$ 10 mil. Para quem ganha além de R$ 10 mil, 8%.
SINDICATOS MOBILIZADOS
Além do Sindsefaz, Sindipoc (Policia Civil), Assipoc, Aepeb e Uniproseg pretendem enviar representantes para a Assembleia nesta terça-feira.