Política

NO DIA D DA BIVALENTE CONTRA COVID, GOVERNADOR ATUALIZA SEU CARTÃO

Jerônimo faz apelo para que os baianos se vacinem a aqueles que ainda não se vacinaram
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 06/05/2023 às 18:32
Governador Jerônimo foi vacinado com a bivalente
Foto: Martha Spindola
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O governador Jerônimo Rodrigues aproveitou o dia D da vacinação bivalente contra a Covid-19 e a influenza, neste sábado (6), para atualizar o seu cartão de vacinal no posto do Curralinho, no bairro da Boca do Rio, em Salvador.  Mesmo com o fim da emergência sanitária da pandemia, declarada nesta sexta-feira (5) pela Organização Mundial de Saúde, o vírus ainda segue em alerta pela Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia, que registrou na última semana (de 23 29 de abril) 780 casos ativos da doença. 

  2. Jerônimo lembrou do orgulho da vacinação ser ofertada gratuitamente a todas as pessoas através do Sistema Único de Saúde e pediu que todas as prefeituras reforcem a importância da vacinação nos seus municípios.  “Eu quero, na simbologia de estar aqui com alguns secretários e profissionais da saúde, convidar você que ainda não tomou sua vacina ou que está faltando essa última, a bivalente da Covid-19, que vá a um posto de saúde, e faça a sua proteção. Você protege a si e aos seus familiares e aos seus amigos. E que os prefeitos continuem estimulando sua população. Hoje eu tomei a bivalente e aproveitei para tomar a da gripe também. Tô feliz demais!”, celebrou. 

  3. A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou que o Dia D está acontecendo simultaneamente nos 417 municípios baianos, em parceria com as gestões municipais. “Temos a meta de vacinar um milhão de pessoas com a bivalente, que foi a quantidade que recebemos, nós já vacinamos 800.000 da influenza. Já ampliamos para todo mundo. Então, todos podem se vacinar com a bivalente. Quem tomou as duas doses da monovalente há quatro meses, já pode se vacinar. Esse é o grande chamado!”, convidou. 

  4. A atualização do esquema vacinal com a vacina bivalente é importante porque ela protege contra o vírus original da Covid-19 e também contra a Ômicron e suas subvariantes. 

  5. Na campanha contra a influenza, todas as pessoas maiores de seis meses podem ser vacinadas até o término dos estoques. A decisão da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) busca aumentar rapidamente a cobertura vacinal em virtude da chegada do inverno e a tendência de aumento das infecções respiratórias, sobretudo em idosos e crianças. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para todos os indivíduos com 18 anos ou mais, além de pessoas com comorbidades a partir dos 12 anos, que tenham tomada pelo menos duas doses há no mínimo quatro meses.
                                                          ***** 
  6. Como parte da programação especial do Dia D da Família na Escola, a Escola Municipal Dois de Julho, no bairro de Itinga, recebeu ações do projeto “Feira de Saúde” da Associação Internacional de Lions Clubes - Lauro de Freitas - neste sábado (6). O evento, que incentiva a participação da família no ambiente escolar, contou com serviços de especialidades médicas, sociais e de beleza.

  7. A proposta do Dia D é de fortalecer o elo entre família e escola, como destaca a vice-diretora da Dois de Julho, Tatiane Gonçalves. “É muito importante contarmos com o apoio da família no desenvolvimento dos estudantes, e esse evento busca essa interação. Além da nossa programação, com palestras e outras atividades, o Dia D da nossa escola conta com a parceria do Lions Clube, que trouxe diversos serviços”, relatou a gestora. 

  8. Na escola, os serviços da Feira de Saúde foram divididos por salas, para atendimentos de clínico geral, dermatologia, fisioterapia, orientação bucal, ginecologia, pediatria, psicologia, além de terapias, cortes de cabelos, bazar e orientações jurídicas e contábil. Também houve espaço para vacinação e realização de testes rápidos de ISTs. A Feira contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa). 

  9. Quem aproveitou os serviços foi Luciana Rodrigues e sua família. “Eu acho excepcional quando tem esses eventos na escola, porque dá pra gente aproveitar as coisas com facilidade. Aqui mesmo eu levei minha filha Luane, de 3 anos, na dermatologista, e meu filho Gustavo, de 8 anos, no corte de cabelo. Hoje é minha folga, então aproveitei e vim pra cá, e todos os serviços estão ótimos”, avaliou a mãe. 

  10. A Feira da Saúde chegou em sua 20° edição no município, como afirma Gleice Baptista, presidente do Clube em Lauro de Freitas. “O Lions Clube tem 106 anos e está presente em diversos países. Aqui em Lauro existe há  19 anos. A feira é de saúde com ação social e com o Dia D, onde temos pais de alunos na escola. Provemos o evento na escola, porque educação é tudo o que precisamos. Aqui ainda incentivamos a leitura, com a campanha troque um sorriso por um livro”, pontuou. 

  11. Acompanhado de sua viola, o cantor, compositor e violonista João Bosco subiu ao palco do Projeto Tamar, durante a 4ª edição da Festa Literária Internacional de Praia do Forte, na noite desta sexta-feira, dia 5, para comemorar seus 50 anos de carreira, em um show solo especial e gratuito. 

  12. O cantor emocionou o público, que lotou o espaço da FLIPF e relembrou hits que ultrapassam gerações, como as clássicas canções: Brinquedo de Papel Machê e o Corsário. O projeto acontece até amanhã, dia 7. Confira aqui a programação completa do dia: https://www.flipf.com.br/ 

  13. A festa literária tem toda a sua programação aberta ao público, através da Lei de Incentivo à Cultura, conta com o apoio da Prefeitura de Mata de São João e do Governo da Bahia; patrocínio oficial da PetroReconcavo e realização da Trevo Produções, Gabiroba Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução

  14. Para celebrar o Dia das Mães, a CAIXA Cultural Salvador irá promover as oficinas “Brincando com Mainha” e “Dança Materna”, no próximo sábado (13) e domingo (14). As atividades são gratuitas.

  15. Na oficina “Brincando com Mainha”, a proposta é possibilitar a diversão e a interação entre mães e filhos, utilizando técnicas de relaxamento e massagens. Haverá também contação de histórias, cantigas de roda e várias brincadeiras.

  16. Já a atividade “Dança Materna”, voltada para mães com bebês de colo ou que engatinham, tem o propósito de fortalecer essa relação e torná-la cada vez mais especial. A oficina será conduzida pela mediadora Juliana Oliveira, que é professora e coreógrafa de ballet e dança moderna para crianças.

 17. Situada em um prédio do Século XVII, a CAIXA Cultural Salvador é um monumento histórico na capital baiana. Com elementos originais do estilo barroco, como portada, arcos, teto em gamelas e painel de azulejos do século XVII, o espaço já foi casa de orações dos jesuítas e testemunhou a fundação do Esporte Clube Bahia.

 18. No processo de restauração para abertura da CAIXA Cultural Salvador, foi feita uma escavação arqueológica. Foram encontrados inúmeros fragmentos arqueológicos, alguns do século XVII, dentre os quais: louças, metais, cerâmicas, moedas, inclusive uma medalha jesuítica do Século XVIII. Essas peças estão expostas em um sítio arqueológico e somam-se aos recortes construtivos cuidadosamente preservados nos ambientes da unidade, que conectam o passado da casa à sua ocupação atual, fazendo uma “arqueologia do presente".

  19. A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) apresentou uma indicação ao governo do estado para a criação de um programa de capacitação profissional em administração pública voltado para mulheres na Bahia. O programa terá foco em gestoras públicas, vereadoras e secretárias municipais, com o objetivo de fortalecer a participação feminina na política e na administração pública. 

  20. Segundo a deputada, a sociedade brasileira historicamente excluiu as mulheres dos espaços de poder político. Apenas a partir da instituição do Código Eleitoral de 1932, as mulheres passaram a ter direito a voto e a serem candidatas. No entanto, mesmo com a permissão para votarem e serem votadas, a participação masculina ainda é superior em todos os níveis e dimensões da política. A deputada ainda destacou que a igualdade formal trazida pela lei não assegura a igualdade de condições políticas entre homens e mulheres.

  21. Na Bahia, dos 417 municípios, apenas 53 são administrados por mulheres, e em 2020, 90 municípios não elegeram sequer uma mulher vereadora para as suas Câmaras Municipais. Dessa forma, o programa de aperfeiçoamento e capacitação profissional em administração pública voltado para mulheres visa incentivar e fortalecer novas candidaturas femininas, além de favorecer a ocupação de cargos públicos de liderança por gestoras públicas.