PL do reajuste chega a Assembleia e começa a ser discutido na quinta-feira,4
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
03/05/2023 às 18:55
Deputado Hilton Coelho (PSOL
Foto: BJÁ
O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) em entrevista ao BJÁ disse que é simplemente frustante a proposta do governador Jerônimo Rodrigues a ser enviada a Assembleia, segundo dito pelo líder do governo na casa, de um reajuste linear de 4% após tantos anos sem concedor o governo do PT um reajuste aos servidores. "As perdas salarais nesse período são de 54% e a expectativa dos servidores era um reajuste desta ordem, mas, ao que tudo indica (ainda não teve acesso aos termos do Projeto de Lei) e nem os 9% que Lula deu aos servidores federais vai acontecer na Bahia, o que é lamentável".
Na tribuna da casa nesta quarta-feira, 3, Hilton destacou que o governo do estado é insensível aos servidores, nunca mais abriu rodadas de negociações com os sindicatos e as categorias e agora anuncia-se que vem um PL de cima para baixo, sem qualquer discussão preliminar. "Governador Jerônimo, respeite os servidores e abra a mesa de negociações antes de enviar qualquer PL para a Assembleia", bradou HC.
Já o deputado estadual Diego Castro (PL) em pronunciamento na tribuna disse que é inconcebível que o governador do estado passe o 1º de maio, dia do trabalhador, sem dar um reajuste de salários aos servidores do estado que estão há muitos anos à míngua. Segundo o deputado, "o governo do Distrito Federal deu 18% de reajuse, o de Pernambuco 10%, o da Paraiba 12% e o da Bahia 0%. O PT diz que protege os trabalhadores mas é isso que faz com vocês. (apontou para alguns servidores presentes nas galerias da Casa).
Já o deputado Robinson Almeida (PT) defendeu o governador Jerônio e disse que o chefe do Executivo "vai enviar um PL para a Assembleia com um pacote de bondades para os servidores inclusive criando novos comandos para a PM e um Departamento de Proteção à Mulher na Polícia Civil, e oferecendo gratificações aos policiais.