Secretaria da Educação do Estado cuidando da campanha da fome quando existem órgãos específicos para esse fim
Tasso Franco , Salvador |
02/05/2023 às 19:56
Secretaria de Educação cuidando da campanha da gome
Foto: Emerson Santos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) já arrecadou, até o momento, 60 toneladas de alimentos para a Campanha Bahia sem Fome. Somente nesta terça-feira (2), duas toneladas de itens alimentícios foram doadas ao Programa Bahia sem Fome. Os alimentos - não perecíveis - serão entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social. Todas as 1.065 escolas da rede estadual de ensino são pontos de arrecadação para o público externo.
2. A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, frisou a importância da participação da SEC na ação. “Somos a maior rede de arrecadação nos 417 municípios. E nossa união e nosso engajamento nos trazem números significativos apresentados pela SEC. E isso é digno de orgulho e de agradecimento a todos que estão empenhados nessa campanha. Vamos continuar sensibilizando e mobilizando nossos colegas, amigos e familiares para ampliar ainda mais essa arrecadação pela Bahia sem Fome”.
3. A principal meta do Bahia Sem Fome é promover a segurança alimentar e nutricional das pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a alimentos com qualidade e na quantidade necessária.
4. Podem ser doados alimentos não perecíveis (exceto sal), como arroz, feijão, açúcar, óleo, farinha, macarrão, café, leite em pó, flocos de milho e tapioca. As ações estão mobilizando todas as áreas do governo estadual e contam com a parceria de uma rede de equipamentos públicos e integrados, envolvendo municípios, movimentos sociais e populares, iniciativa privada e organizações da sociedade civil, religiosas, sindicais, culturais e educacionais do campo e da cidade.
5. A ação é meritória, mas o foco da SEC é a educação. A melehoria da qualidade do ensino em primeiro lugtar.
6. Em razão da requalificação da sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) no Comércio, os serviços do órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), foram transferidos de forma provisória para o SAC do Empreendedor, localizado no Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros.
7. A medida tem duração prevista de 40 dias, e o horário de funcionamento permanecerá das 8h às 17h, com atendimento a ser agendado pelo site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br .
8. Nesta terça-feira (2), primeiro dia da mudança, Adilza Ramos, de 55 anos, aproveitou o serviço para fazer pesquisa de vagas de emprego. “Eu sempre estou olhando vagas na área de logística, serviços gerais e produção. Gostei do espaço, do acolhimento, e espero sair daqui com um encaminhamento”, disse.
9. A autônoma Elenildes Albuquerque, de 39 anos, também aprovou o local provisório. “Fiz o agendamento para ser atendida, aí soube da mudança e vim direto para cá. Gostei daqui, bem tranquilo, sem muita fila. Estou procurando algo na área de serviços gerais ou cuidadora de idosos, pois passei seis anos trabalhando para mim, mas preciso de algo de carteira assinada”, declarou.
10. De acordo com a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, a reforma da estrutura do Simm no Comércio visa oferecer mais conforto ao cidadão. Além do cadastro e encaminhamento para vagas de emprego, o serviço também oferece cursos gratuitos de capacitação profissional voltados para as vagas oferecidas, com vistas a aumentar a empregabilidade. A ação é realizada em parceria com instituições como o Sebrae-BA, Senac e Instituto Federal da Bahia (Ifba).
11. Atualmente, são atendidas quase 500 pessoas por dia, nas modalidades presencial e on-line. De janeiro de 2022 a março de 2023, o Simm realizou 60 mil atendimentos, com o encaminhamento de 26 mil pessoas ao mercado de trabalho.
12. SAC do Empreendedor – Inaugurado em junho de 2022, o SAC do Empreendedor foi criado para fortalecer o ambiente de negócios na capital baiana. No local são oferecidas soluções práticas, mentoria, capacitações e uma diversidade de serviços com integração de órgãos, como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).
13. Na lista de serviços disponíveis no SAC estão a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), orientação, regularização, declaração e parcelamento. O espaço também atende solicitações relacionadas ao Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e licenciamento para ambulantes.
14. “O maio amarelo é a semente que nós plantamos, para que os frutos sejam colhidos durante todo o ano”. A declaração da capitã da Polícia Militar, Marília Alcântara, comandante da primeira blitze educativa, realizada pelo Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), em referência aos 10 anos da campanha do Maio Amarelo. A ação que ocorreu na orla de Salvador, contou com a adesão de condutores e com a participação de pedestres.
15. Em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil, diversas atividades serão realizadas no mês de maio. Na sede do órgão estadual, as luzes amarelas foram acessas em alusão ao mês que propaga a conscientização no trânsito.
16. Um dos condutores abordados na blitz falou sobre a importância do mês “a gente sempre acha que essas blitzes são para punir o condutor. Mas, não é verdade. Hoje fiquei muito satisfeito com as informações que foram passadas para mim. Aprendi sobre o maio amarelo, o reforço da necessidade da utilização dos cintos, tanto por mim, quanto pelas pessoas que levo comigo, orientação sobre o respeito ao pedestre e ciclistas e esse quiz que recebi da equipe do Detran de como ser um bom condutor. Queria parabenizar o órgão por essa atuação”, reiterou Rafael Silva, motorista de aplicativo.
17. Nas escolas e ruas, o departamento vai leva os “Mímicos do Trânsito” com orientações educativas sobre as regras de trânsito, em formato lúdico. O projeto lançado pelo Detran-BA tem despertado a atenção do público, desde o início do mês de março.
18. O Detran vai lançar a campanha “Não seja um monstro no trânsito”. Nas escolas estaduais será apresentada a peça “O céu já tem anjos demais”. Na sede do órgão, palestras para os candidatos à primeira habilitação, além da distribuição de panfletos educativos.
19. No dia 17 de maio, haverá o “I Seminário Estadual de Trânsito”. Com o tema ‘Trânsito responsável: como melhorar os indicadores?’, o evento é aberto ao público e será realizado na Assembleia Legislativa da Bahia. No dia 24 de maio, o Workshop ‘Noções básicas de direção defensiva: quem é o culpado?’ conduzido pelo Ten. Cel. Luide Santos reúne motoristas dos órgãos e instituições estaduais, que acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
20. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, mediante agendamento pelo site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br . A estrutura conta com a parceria do Sebrae-Ba, para realização de cursos de capacitação e orientação.