Política

ANARIÊ:EDITAIS DE SÃO JOÃO ABERTOS NA BAHIA;CAIXA RETOMA PROJETOS CULT

Caixa volta a financiar projetos culturais em 6 estados com a Bahia dentro
Tasso Franco ,  Salvador | 27/04/2023 às 18:47
Abertos editais do São João
Foto: Elói Corrêa
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Governo do Estado da Bahia publicou, na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (27), quatro editais referentes ao São João da Bahia e demais festejos juninos, que se realizarão nos meses de junho e julho em Salvador. São editais para a seleção e contratação de bandas e artistas, grupos de samba junino, trios/quartetos nordestinos, além do edital de decoração do Centro Histórico da capital baiana. 

  2. O projeto São João da Bahia 2023 é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur). Cada edital tem suas particularidades. No entanto, todos têm inscrições abertas em 28 de abril até o dia 12 de junho. 

  3. O governador Jerônimo Rodrigues usou as redes sociais para falar sobre a publicação do edital, nesta quinta (27). “Turma do São João, que curte e pratica a cultura, estou aqui para anunciar a publicação de edital para os festejos juninos. Investiremos quase R$ 1,5 milhão em quatro editais. Vamos valorizar nossos artistas no maior São João de todos os tempos, em homenagem a Zelito Miranda”.

  4. Nos editais podem participar pessoas jurídicas e físicas que atendam às exigências contidas no texto publicado. Somente serão aceitas inscrições feitas presencialmente e mediante apresentação de todos os documentos requisitados. Podem ser feitas com preenchimento de formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://www.sufotur.ba.gov.br, acompanhado da documentação de regularidade jurídico-fiscal e do material artístico, e entregues no protocolo-geral da Sufotur (3ª Avenida, nº 390, Térreo, CAB), das 8h30 às 18h. A divulgação dos selecionados acontece no dia 14 de junho. 

  5. A seleção tem o objetivo de compor a grade da programação artística dos eventos realizados e patrocinados pelo estado da Bahia entre os dias 22 de junho e 2 de julho em Salvador.

  6. (Dos artistas) Pela primeira vez, o Governo da Bahia abre concurso para seleção e contratação de trios ou quartetos nordestinos. O concurso é valido para grupos formados por três ou quatro artistas, executando músicas com instrumentos típicos (triângulo, zabumba e sanfona ou violão). 

  7. Identificadas popularmente como trios nordestinos, as atrações fazem parte dos tradicionais festejos juninos, com repertório composto com as matrizes tradicionais/cancioneiro nordestino, a exemplo do baião, xote, arrasta-pé, xaxado, coco, forró e toada. Ao todo, neste edital, referente a Salvador, serão investidos 255 mil reais divididos entre 30 atrações, que recebem oito mil e quinhentos reais cada.

  8. Para os grupos de samba junino, o Estado da Bahia investe 250 mil reais, que serão divididos entre 34 atrações artísticas, distribuídas entre quatro categorias que premiam de 5 mil até 15 mil reais. Serão analisados critérios como portfólio (release, currículo, clipagem, meios de comunicação diversos); audição do material disponibilizado em áudio (CD) ou vídeo (DVD) e análise da concepção artística do candidato, envolvendo performance no palco, figurino, empatia com o público e produção geral.

  9. Para bandas e artistas, no material para inscrição, é necessário conter release, material fonográfico, por meio de pen-drive, CD, DVD ou links de plataformas digitais, fotos durante apresentações anteriormente realizadas e, quando possível, registro audiovisual e recortes de jornais, revistas, clipagem de sites e outros meios que possam comprovar a atuação do artista. Ao todo, neste edital, serão investidos 400 mil reais, divididos entre 34 atrações, em quatro categorias que recebem de 5 mil a 15 mil reais.

  10. Para o concurso de decoração do Centro Histórico de Salvador, o Governo do Estado disponibiliza 500 mil reais. A proposta deve conter a planta situacional da área decorada, com a distribuição das peças decorativas; detalhamento das peças decorativas individualmente e perspectiva de cada tipo de peça decorativa no local onde será fixada. Serão avaliados critérios como: estética junina (decoração que estiver reproduzindo a cultura típica e clima de São João. 

  11. Ex.: bandeirolas, balões, fogueira, milho e bonecos caipiras), originalidade, criatividade e inovação (capacidade inventiva e de ineditismo da proposta, a originalidade e a utilização de materiais inusitados na composição da ornamentação, bem como a criatividade no emprego de tais materiais em torno do tema junino).
                                                     *****
  12. (TELEGRAM) O cofundador do Telegram Pavel Durov afirmou nesta quinta-feira (27) que a Justiça brasileira ordenou a entrega de dados "impossíveis" de serem coletados. Em seu canal no aplicativo, ele afirmou que a empresa vai recorrer da decisão.

  13. A mensagem foi recebida por usuários no Brasil nesta tarde, mesmo com o serviço tendo sido suspenso no país porque a empresa não entregou os dados completos, segundo a Polícia Federal, que pediu as informações para usá-las em uma investigação.

  14. "No Brasil, um tribunal solicitou dados que são tecnologicamente impossíveis de obter. Estamos recorrendo da decisão e aguardando a resolução final. Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada", afirmou Durov.

  15. A Polícia Federal, por sua vez, diz que a demora do Telegram para fornecer os dados permitiu que os grupos neonazistas que estão sob investigação fossem excluídos. Durov afirmou que, às vezes, quando leis locais vão contra a missão do Telegram, o aplicativo precisa deixar esses mercados.

  16. "No passado, países como China, Irã e Rússia proibiram o Telegram devido à nossa posição de princípio sobre a questão dos direitos humanos. Tais eventos, embora infelizes, ainda são preferíveis à traição de nossos usuários e às crenças nas quais fomos fundados".

  17. A CAIXA abre, nesta quinta-feira (27), seleção pública para patrocínio de projetos culturais, nos segmentos de artes visuais, cinema, dança, música, teatro e vivências (encontros, ciclo de debates e palestras, projetos de literatura e quaisquer outros projetos de arte integrada). Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível no endereço Programa Cultural CAIXA até as 17h59 (horário de Brasília) do dia 31 de maio. Ao todo, serão investidos R$ 30 milhões.
 
  18. Com a seleção, será retomado o apoio do banco à produção artística e cultural brasileira, para formar a programação do período de setembro de 2023 a março de 2024 das sete unidades da CAIXA Cultural, nas cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
 
  19. “Há mais de 40 anos, a CAIXA Cultural estimula a cultura popular, fomenta a diversidade e patrocina os mais diversos eventos. Voltamos a investir nos projetos, reaquecendo o mercado cultural, apoiando uma programação plural e, com isso, valorizando nossa tradição e história. A promoção do acesso à cultura é uma ação de preservação da identidade dos brasileiros, e estamos resgatando esse valor tão importante para o país”, ressalta Maria Rita Serrano, presidenta da CAIXA.
 
 20. Cada proponente, de qualquer localidade do país, pode inscrever até 10 projetos, independentemente do segmento a que pertençam ou de haver itinerância para cada um deles. Serão consideradas somente as inscrições com preenchimento completo, finalizadas e enviadas no prazo.
 
  21. Importante destacar também que a inscrição deve ser feita por pessoa jurídica ou por microempreendedor individual (MEI), cuja natureza/objeto social seja de finalidade cultural. A relação dos projetos selecionados será divulgada até julho de 2023 no site da CAIXA Cultural.
 
  22. CAIXA busca projetos que sejam inovadores e que apresentem abordagens da sustentabilidade em suas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Também é esperado que integrem as linguagens artísticas e diferentes abordagens para as culturas populares brasileiras e que estabeleçam relações com as comunidades locais.

  23. A última edição do Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural ocorreu em 2018, tendo sido descontinuado nos anos seguintes.
 
  24. A CAIXA Cultural desenvolve, há 42 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de obras de arte e do Acervo CAIXA nas galerias. Além da programação presencial nas unidades, a instituição promove atividades on-line, como mediações e cursos de formação.

  25. Para mais informações sobre a seleção pública, acesse o portal Programa Cultural CAIXA.