Política

8 DE JANEIRO: SENADOR MARINHO DIZ QUE É POR ISSO QUE GOV NÃO QUER CPMI

Há muitas gravações em poder da PF e muita coisa pode acontecer doravante
Tasso Franco , Salvador | 19/04/2023 às 19:04
Senador Rogério Marinho
Foto: Ag Senado
      O senador pelo RN, Rogério Marinho, postou no twitter: "Agora entendemos porque todo o desconforto do gov em relação a CPMI, as imagens são muitos claras. Houve facilitação daqueles que deveriam proteger os prédios . Grande Ponto - Jornalismo de verdade. A CPMI precisa acontecer Para apurarmos a ações e OMISSÕES do que ocorreu no dia 08 de janeiro. A CPMI precisa acontecer Para apurarmos a ações e OMISSÕES do que ocorreu no dia 08 de janeiro".

   A cobrança da oposição para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro ganhou novo impulso após a divulgação, nesta quarta-feira (19), de imagens que mostram a atuação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante a invasão ao Palácio do Planalto, no começo do ano.

As imagens do circuito interno de câmeras do Palácio do Planalto, obtidas pela CNN Brasil, revelaram que integrantes do GSI não contiveram os invasores. Alguns dos agentes, inclusive, ofereceram água ao grupo. 

  O agora ex-ministro do GSI, general Marco Gonçalves Dias, também apareceu circulando entre os invasores no Palácio do Planalto, sem tentar contê-los.

Pelas redes sociais, deputados da oposição reagiram rápido à revelação das imagens e cobraram a continuidade das investigações pela CPMI. 

  “O GSI do Lula não apenas facilitou a entrada dos invasores no dia 8 de janeiro, como também os invasores receberam orientações do ministro do GSI, Gonçalves Dias, escolhido por Lula. Não há dúvida de que a CPMI é prioridade”, disse André Fernandes (PL-CE), autor do requerimento de abertura da comissão de inquérito.

Kim Kataguiri (União Brasil-SP) também protestou diante dos vídeos. “Está explicado o motivo pelo qual o governo está desesperado para que não ocorra a CPMI. O GSI estava no local e nada fez. 

  Invasores tiveram portas aberas, foram cumprimentados e ganharam até água. As provas do escândalo estão aí”, escreveu ele. “O ministro do Lula (Gonçalves Dias) tem muito o que explicar", provocou também Nikolas Ferreira (PL-MG). “É por isso que há sigilo das imagens”, acrescentou Mario Frias (PL-SP).

Em resposta às imagens divulgadas, o GSI afirmou nesta quarta-feira que o trabalho de contenção à invasão foi, em um primeiro momento, para concentrar os manifestantes no segundo andar do Palácio do Planalto até a chegada do reforço do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal. A pasta disse também que as condutas dos agentes que supostamente teriam colaborado com os invasores estão sendo apuradas em uma sindicância investigativa, e que, se comprovadas, serão responsabilizados.