O vereador George Reis “Gordinho da Favela” (PP), sugere Projeto de Lei Nº 60/2023 que institui em Salvador, o dia da pessoa trancista, a ser comemorado no dia 06 de junho do calendário anual de eventos do município.
Segundo George, o objetivo deste projeto é valorizar e homenagear profissionais que ressignificam as tradições africanas do trançar. “A maioria da população de Salvador possui cabelos crespos ou cacheados. E essas pessoas sofrem diariamente com o preconceito. As tranças e penteados étnicos são muito importantes no combate ao racismo e na autoestima da população afrodescendente”.
Salvador é uma cidade com bastante profissionais trancistas. No Pelourinho, cartão postal da cidade, os trabalhadores ficam nas praças e chamam atenção de quem passa, pela sua arte.
“Eu acredito que esses profissionais, têm nas suas experiências, não apenas seu meio de sustento, mas também fonte de afeto e pertencimento. E ao ser expressado, atrai”, disse Gordinho.
O vereador recebeu em seu gabinete no último dia 24 de março, algumas trancistas para discutir sobre o projeto e a importância desses profissionais para a Capital. “Posso adiantar que haverá mais projetos e iniciativas para essa classe trabalhadora”, finalizou.