Mourão disse ainda achar que o Exército não tem que ser amado nem querido, e sim temido. "É para isso que ele existe", disse ainda o senador.
Tasso Franco , Salvador |
19/03/2023 às 11:43
Senador Hamilton Mourão
Foto: Marcelo Camargo Ag Brasil
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) reagiu a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de substituir militares na máquina pública por quadros técnicos qualificados para as funções, retirando militares da ativa de cargos políticos. Para o ex-vice-presidnete, Lula pretenderia tratar os militares como "cidadãos de segunda categoria".
"Se você tem uma pessoa dentro do Exército, Marinha ou Força Aérea com competência específica para um cargo, você vai deixar de usar aquele servidor que nós, a nação, treinamos, conseguimos os meios para ele estudar e se aperfeiçoar? ‘Não, eu vou deixar esse cara aqui, ele só serve para ir para a guerra’", disse Mourão em entrevista à Folha.
Mourão disse ainda achar que o Exército não tem que ser amado nem querido, e sim temido. "É para isso que ele existe", disse ainda o senador.
O senador ainda comentou a proposta de mudar o artigo 142 da Constituição para acabar com a GLO. "A missão constitucional é clara. A Garantia da Lei e da Ordem é por iniciativa de qualquer um dos Poderes constituídos. Então retirar não vai mudar em nada porque não existe outra força capacitada. Não adianta ficar sonhando com guarda nacional, com sei lá o quê, porque isso não vai sair do papel jamais. Como é que eu vou te dizer, é só para tacar fogo no parquinho. Nada mais além disso"