Política

FILAS DA REGULAÇÃO SAÚDE DO ESTADO VOLTAM A RECEBER CRITICAS NA ALBA

Deputado Robinson Almeida (PT) defendeu o governo e criticou PMS
Tasso Franco , Salvador | 15/03/2023 às 19:43
Deputado Leandro de Jesus na Assembleia
Foto: BJÁ
    O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) criticou nesta quarta-feira, 15, no plenário da Assembleia Legislativa as filas da regulação da saúde especialmente na cidade de Barreiras e disse que esse é uma trama que a população baiana vive em vários municípios e o governo petista não toma uma providência adequada. Para o lider da oposição na Casa, deputado Alan Sanches (UB) há inúmeras denúncias de casos gravissimos na regulação mas nada de resolver o problema.

  O deputado estadual Robinson Almeida, líder da Federação PT, PC do B e PV, cobrou, rebateu as criticas dos deputados e disse que há necessidade de mais investimentos na atenção básica de saúde pela prefeitura de Salvador como forma de prevenir casos graves de doenças, como diabetes, AVC e infarto, e, consequentemente, a alta procura de atendimento nas unidades de alta complexidade. 

  O parlamentar petista também respondeu as críticas do líder da oposição, deputado Alan Sanches (UB), sobre a regulação de saúde na Bahia e a Feira da Mulher, organizado pelo Governo do Estado na semana passada, com consultas e exames gratuitos em Salvador.

"O problema está na atenção básica de saúde, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, tem que tirar a cidade da estatística da pior atenção básica entre as capitais do Brasil para que o nosso povo pobre possa ser atendido no posto de saúde. Quando o cidadão chega no posto com alguma enfermidade, ele deve ser cuidado para que não evolua e, futuramente não vá para o hospital", afirmou Robinson, no início do seu pronunciamento.

"A atenção básica de Salvador não funciona, se o atendimento primário, preventivo não funciona, os hospitais que são sobrecarregados", exemplificou. "É muito fácil falar da regulação, mas é importante dizer para o prefeito fazer a sua parte, cumpra o seu pacto com o Sistema Único de Saúde, cuidando da atenção básica", bradou.
 
Robinson Almeida também defendeu os investimentos dos governos do PT na construção de 18 hospitais e 26 Policlínicas na Bahia durante os governos Jaques Wagner e Rui Costa.