Política

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: VIVA! QUILOMBOLAS VÃO PELA 1ª VEZ AO CINE

Veja várias programações para esta quarta-feira, 8
Tasso Franco , Salvador | 07/03/2023 às 19:38
Uma promoção da Prefeitura de Salvador
Foto: Bruno Concha
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Mulher preta, moradora do Quilombo de Bananeiras, pescadora, marisqueira e enfermeira da USF Ilha de Maré, essa é Maristela Silva. Ela conta que, aos 43 anos, é a terceira vez que vai ao cinema, mas dessa vez em ocasião muito mais especial.  

  2. “Misturamos diversas gerações de mulheres neste local. Minha tia está aqui no cinema pela primeira vez e eu estou ao lado dela, nesse momento que é único. Estamos aqui não só pela diversão e pelo entretenimento, mas para dizer à sociedade que nós existimos e que nós fizemos parte da construção desse país. Foi o nosso povo que deu o sangue, literalmente, para essa construção”, conta. 

  3. Maristela é uma das 30 mulheres quilombolas de Ilha de Maré, acolhidas pelo programa Mãe Salvador, presentes à sessão de cinema no Salvador Norte Shopping, nesta terça-feira (7). A iniciativa faz parte da programação Março Mulher, promovida pelo município, contando com uma série de atividades voltadas para o público feminino. A ação é organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Reparação (Semur), com apoio do Salvador Norte Shopping.  

  4. O filme escolhido foi "Mulher Rei" que, baseado em fatos reais e exemplo de representação feminina e negra, acompanha a trajetória de Nanisca (Viola Davis), uma comandante do exército de Daomé, um dos reinos mais poderosos da África, nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o exército local era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os invasores escravagistas portugueses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram submeter seu povo e destruir suas terras. 

  5. A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, ressalta que a ação proporcionou um momento de leveza, acesso à cultura, arte e bem-estar às mulheres. “Em um mês tão significativo, fortalecemos os cuidados com as mulheres, que assumem responsabilidade e papéis fundamentais na sociedade como mães, gestoras e profissionais. Levamos à sério a prerrogativa de ‘cuidar de quem cuida’, propondo um olhar ainda mais especial às necessidades dessas cidadãs, que também envolvem inúmeros aspectos sociais. O objetivo da Prefeitura é garantir a atenção integral não só em março, mas durante todo o ano”, finaliza. 

  6. A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, avalia que, quando se pensa em mulher é necessário refletir sobre a inclusão de todas, sobretudo as que vivem em comunidades mais distantes e regiões com acessos limitados. “Dentro de uma observação integral, a Prefeitura vem trabalhando para disponibilizar acesso a todas. Hoje estamos aqui não só para apresentar a essas mulheres o que é uma sala de cinema, mas para pensar políticas que incluam essas mulheres, cada vez mais no viés social”, considera a gestora. 

  7. Mais uma edição do Prêmio Barra Mulher, uma das maiores premiações de reconhecimento ao papel feminino na sociedade baiana, vai entrar para a história. Esse ano, além das 10 mulheres mais votadas pela Comissão Julgadora e pelo voto popular, o troféu será entregue também à “Mulher Empreendedora Shopping Barra”, indicada pela Associação de Lojistas do Barra em reconhecimento às lojistas que se destacam como empreendedoras no Shopping Barra.

  8. A cerimônia de premiação acontecerá nesta quinta-feira, dia 9 de março, a partir das 19h, na Praça Central Euvaldo Luz. O evento terá como mestre de cerimônia a jornalista e apresentadora Camila Marinho e traz como atração artística a orquestra de percussão e sopros Rumpillezz.

  9. “A partir deste ano, vamos homenagear também mulheres de negócios que fazem parte da história do Shopping Barra e que representam exemplos de superação servindo de inspiração para tantas outras mulheres”, afirma Karina Brito, gerente de Marketing do Shopping Barra. “É uma cerimônia sempre cercada de muita emoção pois trazemos à tona toda a beleza, a força e a representatividade do poder feminino, homenageando essas mulheres que se mostram incríveis em diversas áreas de atuação”, acrescenta. Os nomes das mulheres que serão premiadas pelo Barra Mulher só serão revelados durante a cerimônia.

  10. Para celebrar as conquistas sociais, culturais, políticas e econômicas das mulheres baianas, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) promove uma série de eventos gratuitos durante todo o mês de março. A programação “Março Mulher na Cultura” inclui contação de histórias, oficinas, bate-papos e lançamentos de livros em bibliotecas públicas; lançamento de exposições no Museu de Arte Moderna (MAM) e Museu de Arte da Bahia (MAB); batalha de rap, doação de livros e intervenções musicais na plataforma do Metrô no Campo da Pólvora; além do Festival Elas À Frente, com shows na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 28 de março. A programação integra as ações do Março Mulher do Governo do Estado da Bahia e é uma realização da SecultBA em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPMBa) e a CCR Metrô.

  11. No dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, será realizada a live "Mulheres, Vivências e Compreensões do Patrimônio Cultural", no canal do YouTube da Hansen, com as presenças de Dona Dalva Damiana, Mãe Lúcia, Makota Mama, Mãe Nara e mediação da professora Clara Amorim. A live tem o apoio do Fundo de Cultura da Bahia e será transmitida às 18h. As mulheres de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, também serão homenageadas com o evento “Projeto Mulher e Poder”, no Cine Teatro Lauro de Freitas, também no dia 08 de março, às 18h.

 12. Ainda no dia 08, o Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, lança a instalação "Quebrando Silêncios", da fotógrafa Rose Nascimento. A instalação irá ocupar o hall do museu com fotografias em formato de colcha de retalhos, tratando narrativas das problemáticas acerca do corpo feminino e suas violações. E no dia 10 de março, às 16h, acontece uma roda de conversa sobre o livro A Luz da Maternidade, da escritora Fernanda Carvalho na Biblioteca José Pedreiro do MAB.

 13. Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) lança, no dia 14 de março, às 17h, ocorre o lançamento do Programa Entreatos do Acervo do MAM, que tem como objetivo dinamizar a coleção do MAM Bahia, com recortes pequenos e mostras de curta duração. Esta primeira mostra reunirá obras de dez pintoras de diferentes gerações, revelando um pequeno panorama dos últimos cem anos da história da arte brasileira por meio do olhar feminino. 

 14. A cronologia temporal se inicia com a ícone modernista Tarsila do Amaral, nascida em 1873, e chega até Ani Ganzala, jovem artista baiana, que nasceu em 1998. Além delas, fazem parte da mostra, as artistas Djanira Mota e Silva (1914); Ismênia Coaracy (1918); Emma Valle (1923); Yêdamaria (1932); Sônia Von Bruscky (1941), Márcia Castro (1963); Panmela Castro (1981); e Isabela Seifarth (1989). No Palacete das Artes, ocorre o Projeto Conversas Compartilhadas: “Toda mulher quer ser amadas, toda mulher quer ser feliz! – E sem amor dá pra ser feliz?”, no dia 11 de março (sábado), às 15h.

  15. Ultrapassando os muros dos museus e espaços culturais, a SecultBA realiza, em parceria com a CCR Metrô, o projeto Março Mulher no Metrô, que ocupará a Plataforma do Metrô no Campo da Pólvora, no dia 16 de março, das 16h às 18h, com uma série de atividades gratuitas, como intervenção musical, batalha de rap, doação de livros de escritoras baianas, talk show, além de ações com maquiagem e limpeza de pele.

  16. Bibliotecas públicas - Com o tema “Março Mulher: Movimentos Feministas e Lideranças”, quatro bibliotecas públicas terão programação especial este mês: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Biblioteca Anísio Teixeira e Biblioteca Central do Estado da Bahia, todas em Salvador, e a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica.

  17. Na programação consta o lançamento de três livros: no dia 11 de março, às 10h, será lançado do segundo livro "Amores Di-Versos" (Editora Trevo), de Rafaela Valadares, na Biblioteca Anísio Teixeira; no dia 16 de março, às 16h30, será lançado "Telúrica", da escritora e poetisa Joice Lorena, na Biblioteca Central do Estado da Bahia; e no dia 28, às 16h30, acontece o lançamento do livro Sarau Mulher e Poesia! (Editora Cogito), oriundo do Edital Mulher e Poesia, também na Biblioteca Central do Estado da Bahia.

  18. Para homenagear e celebrar as mulheres, o Shopping Bela Vista preparou uma programação especial durante todo o mês de março. Entre as atividades propostas, estão a Exposição Saberes e Fazeres, organizada pela UNEB com a curadoria da professora Suely Messeder, a edição especial do Boteco do Bela, com show inédito da Banda A Patroa, e uma ação exclusiva no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Nesta quarta (08), o público feminino poderá conferir os serviços gratuitos de massagens e estética que serão oferecidos no espaço montado no piso L2 (em frente ao elevador panorâmico). A estação contará com as operações da Botoclin, oferecendo máscara de ouro, do Pérfeito, com massagem nos pés, e da Depyl Care, com massagem relaxante.

  19. Outra ação inédita é a exposição Saberes e Fazeres, oriunda do museu digital com o mesmo nome e com a curadoria da Professora titular UNEB, Gerente da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Doutora em Antropologia Suely Messeder, que já está instalada no shopping, piso L2, e seguirá até o dia 7 de abril.

  20. Na mostra, são revelados atos da feitura da cocada na ambiência familiar, onde reúnem três gerações de mulheres, moradoras de Monte Gordo, na Bahia, valorizando esse saber ancestral passado de mulher para mulher. O trabalho é fruto de uma pesquisa etnográfica (2014-2022) financiada pela Fapesb e Cnpq com o intuito de difundir o saber fazer da nossa gente e ainda articular o saber fazer tradicional ao saber fazer digital.

  21. Com a proposta de ir além dos muros da universidade e difundir o conhecimento para a própria comunidade que a originou, haverá ainda, nesta quarta-feira (08), uma aula aberta com alunos do Colégio Estadual de Monte Gordo ministrada pela professora Suely Messeder. O encontro acontecerá às 14h, no espaço da exposição, e será aberto ao público.