ACM NETO lamenta morte de Roque Aras
Tasso Franco , Salvador |
28/02/2023 às 18:46
Marcelo Gentil e Jorginho Rodrigues assumem no lugar de João Jorge
Foto: Olodum
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O *Olodum terá nova direção. A partir de março, o grupo passa a ter dois presidentes. O atual vice-presidente Marcelo Gentil assume a presidência institucional que cuidará do departamento cultural, político e social. Já Jorginho Rodrigues, será o presidente-executivo, que vai gerir a área comercial, artística, comunicação/marketing e financeira do Olodum. Os dois substituem o atual presidente João Jorge*, que assume a Fundação Palmares. Jorginho é filho de João Jorge.
2. Marcelo Gentil será o presidente responsável por atuar no campo institucional, se dedicando à interlocução com autoridades e os poderes públicos, pela escola do Olodum e o Centro Digital de Memória Olodum (CDMO), enquanto Jorge Ricardo ficará responsável pelo diálogo com empresas e grandes marcas do mercado visando a consolidação e criação de novas parcerias.
3. Juntos, os dois presidentes conduzirão o processo de transição. “Todos estamos muito felizes com esse momento, será um grande desafio e honra assumir a presidência executiva do Olodum e dar continuidade ao trabalho brilhante que foi realizado por João Jorge até aqui. Estamos preparados, seguros e, além disso, temos uma equipe incrível que vai nos ajudar nessa missão. Estamos todos empenhados em levar essa história linda do Olodum a diante!”, disse Jorginho.
4. Além dos dois presidentes, uma nova diretoria administrativa formada por mulheres do Olodum completará a gestão da entidade nos próximos anos. “A gestão com dois presidentes é uma realidade em muitas empresas e organizações com o tamanho e diversidade de atuação como a do Olodum, que é bloco, banda, escola, negócios, ações sociais, políticas públicas, entre outras. E eu e Marcelo conduziremos com total alinhamento e comprometimento com o conceito e a missão original, trabalhando juntos para construir o nosso presente e um futuro ainda mais espetacular”, completa.
5. Marcelo Gentil é produtor Cultural, violonista e compositor. Licenciado em história e Especialista em Gerência Social para Afrodescendentes pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento – INDES/BID. Curso realizado em Washington DC. EUA. Atuou como professor em Salvador e foi presidente do Instituto de Pesquisa, Ação e Mobilização Social em Brasília e Diretor de Estudos, Projetos e Pesquisas da Fundação Cultural Palmares, acumulando a função de Presidente interino do órgão. Foi conselheiro do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Secretaria de Justiça – BA.
6. Jorge Ricardo Silva Rodrigues é produtor cultural e empresário artístico e ex-aluno da escola Olodum. Chegou ao Olodum profissionalmente em 98 como estagiário, foi assistente na área de vendas do carnaval, atuou como subcoordenador no Centro de documentação e Memória do Olodum (CDMO) e assistente de produção da Banda Olodum até 2004. Em 2005, foi eleito diretor executivo para o mandato de 2005 a 2010, período em que atuou como gestor da Banda no Brasil e em alguns mercados internacionais. Em 2021 foi eleito vice-presidente executivo, cargo que exerce até o momento.
*****
7. O Ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil, ACM Neto lamentou nesta terça-feira (28) a morte do advogado e ex-deputado Roque Aras, pai do procurador-geral da República, Augusto Aras.
8. “Na política e no direito, Roque Aras deu grandes contribuições para o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Sempre muito atencioso, teve uma carreira digna e marcada pela ética e profissionalismo. Que Deus conforte todos os familiares e amigos de Roque Aras neste momento de profunda tristeza”, afirmou ACM Neto.
9. Roque Aras era advogado e exerceu os cargos de deputado estadual e deputado federal. Ainda em sua trajetória profissional, ocupou os cargos de secretário da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) e Procurador-Geral de Salvador
10. A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está convocando os aposentados e pensionistas que aniversariam ao longo do mês de março para realizar a prova de vida. Mais de 12 mil beneficiários do Poder Executivo Estadual – além de 369 do Tribunal de Justiça e 15 do Ministério Público - terão até o próximo dia 31 de março para realizar o procedimento sem correr o risco de ter o benefício suspenso.
11. Em paralelo, a Previdência Estadual faz um alerta também aos 3.600 beneficiários aniversariantes de fevereiro que ainda não atenderam ao chamado para a realização do procedimento. Desde o início deste ano, o cronograma de convocação dos pensionistas passou a seguir a mesma regra já adotada para os aposentados, com a realização do procedimento no mês do aniversário do beneficiário e não mais do ex-servidor que gerou a pensão.
12. A recomendação é de que os beneficiários façam a prova de vida sempre dentro do mês do aniversário para evitar bloqueios no pagamento. "A prova de vida é fundamental para que a Previdência possa evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes; daí a importância de cumprir os prazos", explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado ao ressaltar que, em casos de eventuais suspensões, o pagamento é retomado à medida que o beneficiário cumpre a obrigação da prova de vida..
13. Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, a Suprev oferece três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento (https://www.youtube.com/watch?v=bBWM6qFa9ko).
14. Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia (https://servidores.rhbahia.ba.gov.br/prova-de-vida-aposentados-e-pensionistas).
15. Extinto em 2019, o Consea foi retomado no primeiro dia da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta terça, Lula assinou decretos que dispõem sobre a competência e funcionamento do Consea, deu posse aos integrantes e assinou um outro decreto para reinstituir a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a Caisan.
16. Órgão de assessoramento imediato à Presidência da República, o Consea é um importante espaço institucional para a participação e o controle social na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional. Um terço dos representantes são governamentais e dois terços, da sociedade civil organizada.
17. Criado em 1993 pelo presidente Itamar Franco, foi em 2003, no primeiro governo do presidente Lula, que o Consea passou a estar mais conectado à Presidência da República. “Só assim a gente garante que seja um instrumento de pensamento, de construção e de execução de políticas para cuidar do combate à fome e à miséria”, disse o presidente. “Quando a gente confia no povo e permite que o povo decida a política que vamos implementar, a certeza do sucesso é muito real”, completou Lula.
18. O povo presente no Consea não é conceito etéreo. Ele traduz a diversidade que molda a sociedade brasileira. “Quem é a sociedade civil? São quebradeiras de coco, pescadores, indígenas dos quatro cantos, agricultores familiares, camponeses, negros e negras, representantes do semiárido, do campo, das florestas, das águas. Gente com diversas formas de reverência ao sagrado”, listou a presidente do Consea, Elisabetta Recine.
19. Começa nesta quarta-feira (1º.03), em Salvador, o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, um dos mais importantes eventos da área de controle e fiscalização das contas públicas já realizados no Brasil. Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o evento vai até a sexta-feira (03.03) e será marcado pelas homenagens especiais ao centenário de falecimento de Ruy, que é o patrono oficial dos Tribunais de Contas do Brasil.
20. Com a participação de palestrantes de outros países e de vários estados brasileiros e também marcando a passagem do centenário de falecimento de Ruy Barbosa, inclusive com os lançamentos de uma revista em quadrinhos, contando passagens da trajetória do grande jurista baiano, e do relançamento da mais completa biografia de sua vida, da autoria de Luiz Viana Filho. O evento, que será realizado no Hotel Deville Prime, em Itapuã, já tem 700 pessoas inscritas, entre as quais estão integrantes de Tribunais de Contas, especialistas em governança e políticas públicas, professores e estudantes.
21. A conferência da abertura oficial será proferida às 16h, pelo professor, jurista e escritor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, tendo como tema “Tribunais de Contas e desenvolvimento social, econômico e sustentável: um pilar da essencialidade do controle externo”, mas, antes, o professor e jurista Edivaldo Brito fará uma palestra especial, para celebrar a vida e a memória de Ruy Barbosa.
22. Além das palestras e conferências, a programação do evento prevê a realização de reuniões dos comitês técnicos do IRB, apresentação de trabalhos e realização de oficinas e cursos voltados à produção e difusão de conhecimento entre gestores e servidores públicos.
23. O congresso conta com o apoio institucional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e patrocínio do Sebrae, Banco do Nordeste (BNB) e Governo do Estado da Bahia.