Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Antes, o cidadão deve acessar o site http:// guardamunicipal. salvador. ba. gov. br e clicar na opção "Achados e Perdidos",
Tasso Franco , Salvador |
23/02/2023 às 18:54
Até dia 24 de março a entrega
Foto: Otávio Santos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os documentos perdidos durante o Carnaval de Salvador podem ser recuperados até o dia 24 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Antes, o cidadão deve acessar o site http:// guardamunicipal. salvador. ba. gov. br e clicar na opção "Achados e Perdidos", para ver a relação de documentos encontrados pelos agentes.
2. De acordo com dados divulgados pela instituição, cerca de 250 documentos foram resgatados nos circuitos da folia, com maior incidência no Circuito Dodô (Barra/Ondina). O coordenador de Ações e Prevenção à Violência do Município, James Azevedo, explica que os documentos que não forem procurados na sede da GCM, até o período limite, serão entregues aos respectivos órgãos emissores, onde os cidadãos poderão realizar a retirada a partir de então.
3. Os principais documentos encontrados durante a festa são RG, CPF, título de eleitor, cartões de crédito, passaporte, carteiras de plano de saúde, crachás de identificação profissional, chaves, celulares e até mesmo uma certidão de óbito.
4. Durante os seis dias oficiais de Carnaval (16 a 21), a Ouvidoria Geral do Município (OGM) totalizou 16.991 mil registros, sendo 99,4% contabilizados pelas equipes de rua e 0,6% atendidas pelo atendimento do Fala Folião 156. Entre os elogios dos foliões, o destaque foi para as atrações nos palcos alternativos e nos bairros, que esse ano se estendeu a dez localidades.
5. Em comparação ao Carnaval de 2020, houve um acréscimo de 95,05% no número de atendimentos. Esse novo cenário se deve ao perfil da Ouvidoria, mais presente e atuante na intermediação das demandas requisitadas.
6. Do total de atendimentos, 49,4% foram elogios com relação à organização da festa, atrações para foliões pipoca, atuação da Ouvidoria com a entrega de pulseira de identificação para crianças, qualidade na iluminação nos circuitos e nos entornos e limpeza nos circuitos após as atrações.
7. A maioria das orientações (29,1%) envolveu informações gerais sobre o Carnaval. As principais dúvidas foram relacionadas ao acesso aos circuitos, horário das atrações, locais de entrada das arquibancadas, acesso aos camarotes e localização de estabelecimentos. Do total de registros, 5% foram solicitações, a exemplo de fiscalização de poluição sonora nas ruas intermediárias dos circuitos e limpeza nos entornos.
8. Sugestões – Dos quase 6% de foliões que apresentaram sugestões, as questões mais citadas foram a inclusão do pré-carnaval no Circuito Osmar, a criação de um espaço infantil, aumento da quantidade de lixeiras, mudanças na localização de pontos de ônibus, acesso mais fácil aos circuitos e mudança na exclusividade da cervejaria. Foram contabilizadas ainda 10,1% de reclamações que, junto com as solicitações e sugestões, foram encaminhadas imediatamente aos órgãos competentes, para análise e providências.
9. Bairros – A Ouvidoria também foi parte integrante no Carnaval dos Bairros. Durante os dias da programação, foram totalizados 3.027 registros. As localidades de Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Nordeste e Rio Vermelho puderam usufruir da festa, com uma ampla grade de atrações. A equipe ainda intermediou, junto ao órgão operacional, uma solicitação de urgência no bairro de Cajazeiras, onde foi acionada, imediatamente, a ambulância do Samu. Outra demanda foi registrada na Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPMJ), sobre uma importunação sexual, com as atendentes no Campo Grande.
10. As inscrições gratuitas para a seleção do curso superior de tecnologia em gestão de turismo e desenvolvimento sustentável, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vão até o dia 3 de março e devem ser feitas nos sites www.sead.ufba.br e www.setur.ba.gov.br. São oferecidas 200 vagas, em cinco zonas turísticas (Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Chapada Diamantina e Vale do São Francisco), por meio de parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). Podem participar servidores estaduais e municipais e empreendedores, que atuam no setor e tenham ensino médio completo.
11. O curso será na modalidade ensino a distância (EAD), com duração de três anos. Os conteúdos irão abordar temas como o potencial dos destinos turísticos, criação e implantação de roteiros, procedimentos em hotelaria, restaurantes e eventos e processos de turismo sustentável.
12. "É uma ótima chance para quem já atua no setor e pretende se qualificar, abrindo novas possibilidades no mercado de trabalho. A parceria do Governo do Estado com a UFBA é mais uma ferramenta importante para o desenvolvimento do turismo baiano", pontuou o superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, João Henrique Paolilo.
13. A cidade que protagonizou o melhor Carnaval do mundo garantiu uma luminosidade a altura na folia com 100% da iluminação em LED, mais eficiente e econômica aos cofres públicos. Com isso, de acordo com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), as ocorrências de manutenção apontam para uma redução de 80%, se comparadas à última edição da festa, em 2020.
14. Durante os seis dias de folia foram registradas 298 ocorrências ligadas à iluminação pública nos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro), Batatinha (Pelourinho) e Bairros. No Circuito Dodô (Barra/Ondina), o número de ocorrências foi 78% menor em relação ao ano 2020, e 81% no Circuito Osmar (Centro).
15. Entre elas estiveram solicitações de manutenção, instalação de reforço, poste dando choque, interrupção no fornecimento de energia por parte da Coelba e, principalmente, ligações irregulares que prejudicam diretamente a iluminação, podendo causar apagões e risco de choque elétrico ao folião.
16. Operação – Durante o Carnaval, um efetivo de mais de 150 servidores entre engenheiros, técnicos e eletrotécnicos da Dsip realizaram vistorias e rondas diárias nos circuitos para detectar e solucionar as ocorrências, além de dez caminhões estacionados nos locais de passagem dos blocos para garantir agilidade à resolução das demandas. A Dsip também manteve duas bases de operação nos principais circuitos e rondas noturnas nos bairros para garantir a iluminação em toda cidade.
17. “O Carnaval que voltou com toda a emoção, com toda a alegria e com toda a iluminação já deixa saudades. Esta foi a folia mais iluminada da história dessa cidade. A equipe da Dsip trabalhou incansavelmente para garantir que o serviço funcionasse com qualidade e o folião curtisse com tranquilidade. Seguimos agora para a continuidade dos trabalhos este ano, fazendo uma cidade cada dia mais iluminada”, afirma o diretor da Dsip, Ângelo Magalhães.
18. De volta às edições presenciais, com aulas aos sábados no espaço Coreto Criativo, a aconchegante loja colaborativa localizada no shopping Bela Vista, em Salvador, a oficina de Escrita Criativa ministrada pela jornalista e escritora Isa Lorena está com inscrições abertas para a quinta turma de 2023, que acontece no dia 11 de março, das 14h às 18h, no Coreto Criativo, espaço colaborativo localizado no Shopping Bela Vista.
19. As inscrições podem ser feitas através do Sympla, e inclui todo material usado nas aulas, além de coffee break e e-book especial com material para continuidade dos estudos e novas propostas de exercícios de escrita.
20. Voltadas para estudantes (16+) e profissionais de idades diversas e diferentes áreas de atuação e conhecimento, as jornadas de Escrita Criativa Tráfego de Ideias trabalham a concentração, criatividade, leitura e interpretação, resultando em uma melhor estruturação e apresentação das ideias. Através de exercícios provocativos e pautados na ludicidade, as oficinas apresentam, como propósito, ampliar o pensamento crítico dos participantes para leituras e interpretações mais abrangentes sobre o mundo, gerando o aprimoramento das habilidades textuais, cada vez mais necessárias para o crescimento, manutenção e expansão de pessoas, instituições e negócios.
21. "As aulas são um chamado para transver o mundo - colorir as visões, expandir leituras e interpretações, tecendo novos horizontes e costurando exponencialidades criativas. Investir em gestão do conhecimento fomentando a prática do aprendizado contínuo é o melhor que temos a fazer por nós. Potencializar o nosso capital intelectual, que é formado pelo conjunto de nossas experiências sociais, pessoais, profissionais, formando um escopo único capaz de enriquecer o que somos, em formação contínua, e também onde estamos e atuamos", explica Isa Lorena, criadora e mediadora da oficina que vem sendo ministrada desde 2015, em diferentes ambientes e formatos.
22.Todas as informações podem ser acessadas neste link: https://linktr.ee/trafegodeideias