Oficialmente já é Carnaval
Tasso Franco , Salvador |
16/02/2023 às 19:38
Bruno Reis e Jerônimo Rodrigues são adversários políticos
Foto: Secom PMS Gilberto Jr
O governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), entregaram a chave da cidade ao Rei Momo, Alan Nery, em folia no Camarote 2222 de Gilberto Gil e Flora. Até quarta-feira de cinzas, 22, aproximadamente 1.000 atrações, 600 delas nos três circuitos oficiais e 400 nos carnavais nos bairros, vão oferecer músicas e inovações
A cantora Ivete Sangalo - em seguida - puxou um trio sem cordas no circuito Dodô (Barra/Ondina). Oficialmente, foi a primeira atração da festa de Momo e a responsável pela abertura da folia.
"Os principais artistas da Bahia que tinham disponibilidade de data, sem seus próprios produtos, camarotes e blocos, nós contratamos. A gente tentou o máximo que pudessem tocar aqui (na Barra) e no Centro. Estamos fazendo um Carnaval no Centro como nunca foi feito. Uma grande campanha, resgatando a tradição e história daquele circuito e nossas principais atrações vão se apresentar lá, especialmente domingo, segunda e terça", disse o prefeito Bruno Reis.
A chave de 80 centímetros e produzida com material compensado e madeira de eucalipto foi entregue a um Rei Momo sorridente. O produtor cultural Alan Nery, que assumiu o papel tem 35 anos e 110 kg. Ele foi eleito através de um concurso realizado no Clube Fantoches da Euterpe, no Dois de Julho, e comentou sobre a emoção de ser Rei Momo.
Figura de origem mitológica grega, o Rei Momo é o filho do Sono e da Noite, o deus da festividade. É conhecido, para além do seu peso, por sua irreverência, sarcasmo e ironia. Travesso, há quem diga que a realeza momesca aprontou tanto com outros reis que foi expulso do Olimpo.
O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a cerimônia de abertura do Carnaval de Salvador. Em 2023, o tema do Governo da Bahia para a festa em todo estado é ‘Balança o Chão da Praça’, em referência à canção de Moraes Moreira, primeiro cantor de trio elétrico, que morreu em 2020 e será homenageado na festa desse ano.
“Estamos muito alegres, fizemos a nossa parte, preparamos tudo com a segurança pública, com a saúde, com o trabalho de respeito às mulheres, ao povo negro, aos catadores. Venha pra um carnaval de paz, curtir o carnaval de Salvador e de toda a Bahia”, comemorou o governador Jerônimo Rodrigues.
Neste ano, Governo do Estado preparou uma grade especial de programação, com nomes de destaque da música baiana e nacional, de perfil diverso para fazer a festa de diferentes públicos para a retomada do Carnaval de Salvador.
Entre as mais de 160 atrações da folia estão Daniela Mercury, Emicida, Baiana System, Luedji Luna, Ludmilla, Pabllo Vittar, Xamã, Thierry, Luiz Caldas, Bell Marques, Saulo, Timbalada, Carlinhos Brown, Durval Lelys, Baby do Brasil, Nelson Rufino, Psirico, Sarajane, Davi Moraes e muitos outros.
Para preservação da tradição, o edital do Carnaval Ouro Negro, viabilizado pelo governo estadual, assegura o patrocínio para o desfile das entidades dos segmentos afro, afoxé, samba e reggae da capital. Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro, Alvorada e Didá estão entre as agremiações carnavalescas beneficiadas pelo edital.