Política

A BAHIA É O HAITI: DEP HILTON DIZ QUE FALA DE MARCON FOI XENOFÓBICA

Deputado gaúcho diz que a Bahia deveria ver sua fala como positiva
Tasso Franco ,  Salvador | 09/02/2023 às 15:05
Deputado Mauricio Marcon (Podemos RS)
Foto:
     Após a repercussão das declarações dadas pelo pelo deputado Maurício Marcon (Podemos/RS), que chamou a Bahia de estado "sujo e pichado", durante uma live publicada em suas redes sociais, o político usou as mesmas contas para se pronunciar sobre o caso. 

Por meio de uma "nota à sociedade", publicada nesta quarta (08), ele afirmou que sua fala foi "maldosamente distorcida" e que ao se referir a Bahia, não se referia ao seu povo. "Em momento algum me referi ao seu povo, pelo qual tenho muito respeito e admiração. Um povo guerreiro e trabalhador, com uma admirável história", escreveu. 

Mesmo em sua retratação, ele voltou a afirmar que a Bahia é pobre, dizendo que tentou alertar o público para a necessidade de o estado atingir seu potencial máximo, em diversas áreas, pois esse é o "verdadeiro caminho para a superação da pobreza".

Ele finaliza o texto dizendo que a classificação que fez do estado nordestino como sendo "pobre, sujo e pichado" deveria ser encarada de forma positiva. "Somente expressei a minha percepção de um local turístico para fazer uma crítica construtiva [...] pois tem como objetivo a busca por melhorias para este estado com imenso potencial turístico", concluiu.

HILTON COELHO CONDENA FALA

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) apresentou uma moção apoiando a população baiana diante do que ele qualifica como “ataques preconceituosos, xenofóbicos e fascistas, por parte do representante da extrema-direita que, durante transmissão ao vivo realizada em rede social no dia 6, segunda-feira, comparou de forma pejorativa a Bahia ao Haiti, como sendo locais ‘sujos e pichados’ e que os políticos do Nordeste não são cobrados porque o povo é ‘pobre’. Uma atitude que merece o nosso total repúdio”, afirma.

Hilton Coelho destaca que “as manifestações xenofóbicas, racistas, preconceituosas e neofascistas, que de maneira muito infeliz buscam diminuir a grandeza do povo baiano e nordestino por exercer o seu papel democrático de forma plena, não podem ficar sem respostas. A Câmara dos Deputado e demais órgão de controle têm a obrigação de avaliar o comportamento ético desse elemento e punir, coibir esse tipo de comportamento criminoso”.
 
A Bahia é o quarto estado mais populoso do país, de acordo com os dados da prévia do Censo 2022 somando quase 15 milhões de habitantes. Rico em diversidade cultural e natural, formado por um povo historicamente lutador e reconhecido pela grandeza em diversas áreas, seja na educação, na arte, na ciência, na literatura e em diversos outros aspectos. “É inadmissível, portanto, que ainda convivamos com tais falas, que ofendem a honra de milhões de pessoas, mostrando a ignorância do deputado em questão com a história do nosso povo”, acrescenta Hilton Coelho.