Foram devastadores na região central da Turquia
Tasso Franco , Salvador |
08/02/2023 às 18:37
Resgates com trabalhos dia e noite
Foto: Haber Turk
Passa de 12 mil o número de mortos no maior terremoto em 80 anos na Turquia e na Síria, segundo contagem oficial.
O tremor de magnitude 7,8, que durou um minuto e meio e devastou a região central da Turquia e o norte da Síria, ocorreu na madrugada de segunda-feira (6) e foi seguido de mais de 90 réplicas até esta quarta-feira (8).
O número total de mortos leva em conta as contagens dos dois países. Na Turquia, o balanço até a tarde desta quarta era de 9.057. Na Síria, o balanço de mortos é de mais de 2.950. Os dados foram compilados pelos governos dos países e por grupos de resgates.
Segundo o jornal Haber Turk, dois terremotos com magnitude de 7,7 e 7,6 ocorreram em Kahramanmaraş com grande destruição em Kahramanmaraş, Kilis, Diyarbakır, Adana, Osmaniye, Gaziantep, Şanlıurfa, Adıyaman, Malatya e Hatay. Esforços de busca e resgate continuam na região... Aqui está o milagre que aconteceu
Outra pessoa que permaneceu nos destroços no distrito de Kuzeytepe, em Hatay, foi resgatada com vida com o trabalho das equipes. resgatado. Foi digno de nota que os funcionários nos destroços se abraçaram após esse belo desenvolvimento.
As equipes de busca e resgate em Kahramanmaraş cortaram os destroços em três camadas e criaram um túnel e alcançaram o pai Mehmet Özbek (25), a mãe Sude Rümeysa (25) e seus filhos, Elif Berra, de 2 anos, e Zeynep, de 4 anos. aproximadamente 64 horas após o terremoto. A família Özbek, que foi retirada dos escombros com aplausos, foi entregue às equipes médicas.
RECUPERADO APÓS 65 HORAS COMO LESIONADO
65 horas após os destroços do Beysu Apartment de 6 andares, que foi destruído no terremoto em Malatya, uma pessoa foi resgatada com ferimentos. Afirmou-se que o ferido era Abel Mordeniz, e soube-se que sua esposa também estava sob os escombros.
No distrito de Nurdağı em Gaziantep, onde os terremotos centrados em Kahramanmaraş causaram destruição, Ahmet Kurt, de 61 anos, foi retirado dos escombros 65 horas depois, e Murat Kurum, Ministro do Meio Ambiente, Urbanização e Mudanças Climáticas, testemunhou esses momentos