Política

TERREMOTOS DA TURQUIA E SIRIA: MORTES PODEM CHEGAR A 10 MIL PESSOAS

Com informações do SABAT jornal turco
Tasso Franco ,  Salvador | 07/02/2023 às 12:01
Montanha de estruturas de prédio que desabou
Foto: SABAT
  Segundom o jornal turco Sabat, até agora, um total de 3 mil 549 pessoas perderam a vida no terremoto que ocorreu com 7,7 no distrito de Pazarcık em Kahramanmaraş e foi eficaz em 10 províncias. 22 mil 168 pessoas ficaram feridas. As últimas notícias da região, onde um segundo terremoto foi registrado como 7,6, com 9 horas de intervalo, revelaram a extensão do desastre. Os resgatados dos destroços se tornaram um raio de esperança. 

  Estima-se que o número de mortos da Turquia mais a Siria deve ultrapassar de 10 mil mna contagem final ainda sendo contabilizadas as perdas e mortes nos dois país.

Embora declarações importantes tenham sido feitas pelo presidente Recep Tayyip Erdoğan e pelo vice-presidente Fuat Oktay, a declaração de luto nacional de 7 dias repercutiu na opinião pública mundial. Aqui estão as imagens de última hora do terremoto que atingiu muitas cidades como Kahramanmaraş, Malatya, Adana, Osmaniye, Hatay, Gaziantep, o número de mortos e feridos, a situação mais recente e as explicações.

As imagens que fizeram com que o terremoto fosse lembrado como o desastre do século surgiram com novas imagens que surgiram ao longo do dia. Por outro lado, as vítimas do terremoto resgatadas dos escombros e escombros pelas equipes de especialistas que continuam suas atividades de busca e resgate deram esperança à Turquia.

7h7 às 4h17 no distrito de Pazarcık de Kahramanmaraş; Enquanto houve um terremoto de magnitude 7,6 no distrito de Elbistan em 13,24, dois terremotos com magnitudes de 6,4 e 6,5 ocorreram em Gaziantep.

O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, declarou nesta terça-feira (7) estado de emergência por três meses nas dez cidades mais afetadas pelo terremoto.

Dentro do plano de emergência, ele anunciou que o governo turco abrirá hotéis nas regiões afetadas para abrigar pessoas que ficaram sem casa - centenas de prédios foram abaixo com os tremores.

Erdogan disse ainda que 70 países já ofereceram ajuda para as buscas a sobreviventes nos escombros.