Política

EM FEIRA, DOMINGO, ARTE NA AVENIDA; EM SALVADOR, SEGUNDA, VACINA BABY

O Carnaval e os perigos de ser contaminado pela Covid
Tasso Franco ,  Salvador | 04/02/2023 às 19:02
Feira de Arte na Av Getúlio
Foto: SECOM PMFSA
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Mais uma edição do Arte na Avenida acontece neste domingo (5), com exposição e comercialização de diversos produtos como plantas, livros, peças em madeira, panos de pratos e crochê, dentre outros. O evento ocorre no canteiro central da avenida Getúlio Vargas – trecho entre as ruas Frei Aureliano e São Domingo, das 7h30 às 13h. Reunindo artesãos e comerciantes de artesanato, a ação busca fomentar a produção local e o trabalho de artistas feirenses. 

  2. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Feira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Os interessados em expor podem se cadastrar previamente na Secel ou, no dia do evento, manter contato com os prepostos do órgão no local.  

  3. Atualmente cerca de 550 expositores estão credenciados. O cadastro é para garantir a organização da exposição e manter a divisão dos setores. Não há cobrança para os expositores.

 4. A Bahia recebeu neste sábado 300 mil novas doses da vacina Pfizer baby. O imunizante contra a covid-19 é destinado a bebês e crianças da faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a distribuição de doses aos municípios começa ainda neste final de semana. 

  5. O montante a ser destinado às cidades baianas serão definidos tendo por base o critério populacional. Em novembro de 2022, o estado chegou a receber uma remessa da Pfizer baby com 70 mil doses.

 6. A capital baiana receberá 30 mil doses do total destinado para a Bahia. O anúncio foi feito pela secretária de Saúde, Ana Paula Matos. Segundo a gestora, 15 mil doses serão para aplicação de 1ª dose, que voltará a ser aplicada já na segunda-feira (6). As outras 15 mil atenderão a demanda de 2ª dose. 

 7. A Gol Linhas Aéreas retomou, nesta semana, a rota entre a cidade paraibana de Campina Grande e Salvador, com voos diretos, de segunda-feira a domingo. A viagem dura uma hora e vinte minutos e é feita na moderna aeronave Boeing 737 Max 8, de 186 lugares. Os primeiros passageiros tiveram receptivo especial da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), no aeroporto da capital baiana.

 8. Com a implantação do Centro de Conexões de Voos na Bahia (Hub), a Gol tem ampliado linhas regionais, nacionais e internacionais para o estado. As operações integram o acordo firmado com o governo baiano, que prevê benefícios fiscais para a companhia. Destinos como Lençóis, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas ganharam rotas da empresa. Na América do Sul, ela retomou os voos de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai) para Salvador.

 9. "Os novos investimentos da Gol na Bahia são resultado da parceria produtiva que temos com a companhia, aliada à promoção dos destinos baianos, no Brasil e no exterior. O Governo do Estado vai continuar trabalhando firme na prospecção de mais voos, para impulsionar a cadeia econômica do turismo, uma das principais ferramentas para a geração de emprego e renda e combate às desigualdades sociais", explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

  10. O BaianaSystem foi a segunda atração do CarnaUOL 2023, e movimentou os foliões com outfits streetwear. A banda trouxe o carisma de Salvador para os palcos do festival, com músicas animadas e conversas com o público. Gloria Groove e Dubdogz são os próximos a agitar o CarnaUOL 2023.

  11. Cerca de 600 milhões litros de água foram desviados por fraudes na rede distribuidora operada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em Feira de Santana ano passado. O volume seria suficiente para abastecer, por um ano, um município como Santa Bárbara. 

  12. Em 2021, foram descobertas 4.315 irregularidades, que variam de pequenas intervenções no hidrômetro até a conexão de tubulações clandestinas diretamente na rede pública de abastecimento. Esse número quase dobrou em 2022, chegando a 8.279, resultando em um prejuízo estimado de quase R$ 3 milhões. O tipo mais comum de fraude é a reabertura indevida após o corte por falta de pagamento, com 4.140 casos. As ligações clandestinas chegaram a 2.663 ocorrências.

  13. “Temos uma rotina de fiscalizações periódica, mas, mesmo assim, nem toda fraude é descoberta. Então, esse valor pode ser ainda maior”, avalia o gerente local da Embasa, Lucas Araújo.  

  14. Hoje, cerca de 30 equipes da Embasa são responsáveis pela fiscalização de casos de fraude no município. De acordo com o gerente, a maioria das irregularidades é encontrada em áreas de maior vulnerabilidade social. “No entanto, em muitas áreas nobres da cidade, estabelecimentos comerciais e até empreendimentos imobiliários também encontramos fraudes”, pontua. O consumidor flagrado pela Embasa desviando água terá de pagar o correspondente à sua média histórica de consumo pelo período de irregularidade apurado.  

  15. Prejuízos - Além das perdas físicas e financeiras e do risco de contaminação da água devido à manipulação indevida das tubulações da rede distribuidora, o furto de água prejudica o abastecimento de quem paga em dia a conta, já que o volume de água projetado pela Embasa para abastecimento destina-se aos imóveis com ligações devidamente cadastradas na empresa e cujo consumo pode ser medido. “Quem furta água, não se preocupa com o consumo e acaba prejudicando quem paga sua conta em dia”, observa Araújo.

  16. A prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos, além de multa.  Ligações clandestinas de água devem ser denunciadas pela população pelo telefone 0800 0555 195.

  17. Instituições filantrópicas de Vitória da Conquista receberam 700 kg de alimentos e vestuários numa ação social realizada através do 9º BEIC, nesta sexta-feira (3).

  18. Tais donativos foram arrecadados entre os policiais militares e demais cidadãos civis durante a ação social “Força Solidária 3”, promovida pela Polícia Militar da Bahia.

  19. A ação solidária conta com o envolvimento dos comandos de policiamento regional e do especializado, bem como das unidades de ensino da corporação. Toda a campanha da Força Solidária 3 é coordenada pelo Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH) da PMBA. Para participar da campanha basta se dirigir a qualquer unidade da PMBA (capital e interior) e fazer a entrega dos donativos.

  20. Alguns especialistas em virologia dizem que a pandemia da Covid como pandemia já passou mas o virus ainda está no ar. Portanto, quem vai participar do Carnaval de Salvador na folia ou trabalhando deve usar máscaras em locais de grande aglomeração.