Política

FLÁVIO DINO E IBANÉIS FALHAM; O QUE DIZEM AS AUTORIDADES SOBRE TUMULTO

Governador Jerônimo repudia atos antidemocráticos
Tasso Franco ,  Salvador | 08/01/2023 às 17:52
Palácio do Planalto cercado
Foto: Rep
       O governador do DT. Ibanéis Rocha no twitter: "Estou em Brasília monitorando as manifestações e tomando todas as providências para conter a baderna antidemocrática na Esplanada dos Ministérios".
   
A presidente do PT, Gleci Hoffmann, disse pelo twitter: "Governo do DF foi irresponsável frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional. É um crime anunciado contra a democracia, contra a vontade das urnas e por outros interesses. Governador e seu secretário de segurança, bolsonarista, são responsáveis pelo que acontecer".

  Presidente do Senado defendeu o governador do DF pelo twitter: "Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação". O governador do DF já demitiu o secretário da Segurança Pública.

  Arthur Lira, presidente da Câmara: "O Congresso Nacional jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente. Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo". E mais: "A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é supreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição"

  Ministro da Justiça no twitter: "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça"

  A força Nacional prometida por Dino até agora não apareceu. Jornalista Ricardo Novlat: "Flávio Dino, ministro da Justiça, foi reprovado no seu primeiro grande teste".

  Senmador Paulo Paim: "A invasão do Palácio do Planalto, do Congresso e do STF é um ato terrorista. Um ataque frontal à democracia e ao Estado de Direito. Isso é intolerável. Os Poderes Constituídos precisam reagir energicamente contra os golpistas".

  GOVERNADOR JERÔNIMO

  O governador Jerônimo Rodrigues se manifestou, na tarde deste domingo (8), sobre os acontecimentos registrados em Brasília e ofereceu ajuda do Estado da Bahia para a retomada do patrimônio público e a defesa da democracia.

Em postagem nas suas redes sociais, Jerônimo declarou:

"É inaceitável o que está acontecendo em Brasília com a invasão do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e plenário do STF por bolsonaristas extremistas que defendem a ruptura institucional e o golpe de estado.
Nós, aqui na Bahia, repudiamos os atos terroristas e nos colocamos à disposição para o envio de efetivo que ajude na retomada dos prédios públicos e garantia do estado democrático de direito".