Bolsonaristas voltam a fazer protestos em Brasilia em SP
Tasso Franco , Salvador |
08/01/2023 às 11:08
Esplanada dos Ministérios foi isolada
Foto: REP
Com atos de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) previstos para este domingo, 8, a Esplanada dos Ministérios está fechada “para garantia da segurança e atuação das forças de segurança”. Segundo reportagem do portal Poder 360, Brasília amanheceu sob tensão a respeito de qual o rumo que as manifestações de bolsonaristas radicais vai tomar.
Na véspera, chegaram à capital federal cerca de 80 ônibus com manifestantes contrários ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional para salvaguardar a região da Esplanada. O objetivo dos manifestantes é ficar em frente ao Congresso cantando palavras de ordem contra o governo Lula, contra o STF, pedindo intervenção militar para uma troca da administração federal.
O acampamento em frente ao quartel-general do Exército, que já dura mais de 2 meses, continua, apesar de esvaziado. Ali, faixas pedindo intervenção federal e palavras de ordem contra Lula são constantes. Dezenas de pessoas desembarcaram de ônibus interestaduais perfilados no Eixo Monumental, perto de um dos acessos ao QG, com barracas e grande quantidade de mantimentos.
Em um dos acessos, aos gritos de “agora é tudo ou nada”, integrantes do movimento incentivavam a entrada de carros particulares para engrossar o acampamento montado no local. O problema se acentuou nas últimas 48 horas. Em São Paulo, no centro da cidade, bolsonaristas buzinando e gritando “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão” ocuparam as ruas do centro de São Paulo no final da tarde de sexta-feira, 6. Mais tarde, no começo da noite, também na sexta-feira, manifestantes conseguiram bloquear por algum tempo a principal via de acesso ao aeroporto de Congonhas.