Com Metrópole informações
Tasso Franco , Salvador |
06/01/2023 às 10:21
Aline Souza
Foto:
A catadora de materiais recicláveis que entrou para a história ao passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo exposta nas redes sociais. Opositores de Lula resgataram uma foto antiga de Aline Sousa, 33 anos, na Europa e chegaram a chamar a mulher de mentirosa, afirmando que ela não seria catadora. Mas ela esclareceu o caso e revelou uma curiosidade envolvendo uma deputada bolsonarista do Distrito Federal.
Aline é catadora desde os 13 anos. Ela estudou em colégios públicos de Taguatinga Sul e, desde 2015, é presidente da Central das Cooperativas de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis do DF (Centcoope-DF). Porém, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) fizeram vários ataques a ela em uma foto do Instagram em que Aline está na Itália.
As declarações nas redes: “A catadora de lixo obesa Aline, aquela que passou a faixa para Lula, de vez em quando vai para a Europa ‘catar lixo’. Tudo da esquerda é fake, bravata e narrativa barata”, dizia uma mensagem no WhatsApp.
Porém, a mulher reagiu aos ataques esclarecendo detalhes da viagem, inclusive quem bancou a ida a Roma: “Viabilizada por Bia Kicis”, afirmou. Em vídeo, Aline comentou sobre a atuação à frente da Central das Cooperativas.
“Prazer, eu sou Aline Souza. Sou catadora de materiais recicláveis e quem quiser me conhecer pode vir aqui na Cidade Estrutural, na Cidade do Automóvel, conhecer a Centcoope.”
Sobre a viagem, ela explicou as relações com estudos sobre a metodologia de lixo zero. “Tive, através dessa minha atuação como presidente da Centcoope, o convite do SESCOOP, que é Organização das Cooperativas do Distrito Federal, de participar de um intercâmbio, uma missão técnica na Itália. Foi uma oportunidade única. […] A nossa missão lá foi conhecer e se aprofundar nas metodologias e implantação do sistema de lixo zero. […] E é por isso que eu estive na Itália, através desse projeto, viabilizado pela deputada Bia Kicis.”
A deputada federal do DF compartilhou, horas depois da explicação de Aline, um vídeo com outra catadora da capital. “Minhas emendas para os catadores/recicladores têm trazido dignidade e aumento no faturamento da atividade”, escreveu Bia Kicis.