Posse acontece neste domingo em Brasilia num clima de festa vermelha
Tasso Franco , Salvador |
31/12/2022 às 19:31
Lula da Silva
Foto: Ricardo Stucker
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Luiz Inácio Lula da Silva toma posse, este domingo, em Brasília, como o 39º Presidente do Brasil. O Presidente cessante, Jair Bolsonaro, não vai estar presente já que viajou dois dias antes para os Estados Unidos.
2. Lula da Silva regressa ao cargo de Presidente este domingo, depois de ter deixado o cargo há 12 anos. A tomada de posse acontece em Brasília e vão estar representados ao mais alto nível, pelo menos, 19 países: Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Alemanha, Argentina, Bolívia, Chile, Colombia, Equador, Guiana, Honduras, Paraguai, Peru, Suriname, Togo, Uruguai e o rei de Espanha.
3. Lula da Silva, de 77 anos, venceu o segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro por uma pequena margem de 50,90% contra 49,10%. O seu principal desafio vai ser unir um país altamente polarizado.
4. O Presidente cessante, Jair Bolsonaro, partiu na sexta-feira para os Estados Unidos, a dois dias da cerimónia de posse, durante a qual deveria passar a faixa presidencial ao seu sucessor. A imprensa local diz que Jair Bolsonaro deverá ficar hospedado num "resort" em Palm Beach, propriedade do ex-presidente norte-americano, Donald Trump.
5. Um dia antes de tomar posse, o presidente eleito apareceu neste sábado, 31, na sacada do hotel onde está hospedado em Brasília e acenou a cerca de 200 apoiadores que se concentravam em frente ao local. O petista estava acompanhado da futura primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja.
6. Os militantes petistas começaram a se posicionar em frente ao hotel por volta das 10h30. Com bandeiras, camisetas e bonés vermelhos, cor característica do PT, os apoiadores cantavam "Olê, olê, olê, olá, Lula" e entoavam "Lula guerreiro do povo brasileiro".
7. Além disso, os apoiadores repetiam a frase "Bom dia, presidente Lula", que era dita diariamente na vigília montada em frente à sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR) no período em que o petista ficou preso.
8. Um dia após Jair Bolsonaro deixar o País rumo aos Estados Unidos para não passar a faixa presidencial a Lula, os apoiadores do petista também cantavam a música "Tá na hora do Jair já ir embora" e chamavam o presidente de "fujão".
9. (Globo) Para evitar prestar continência a Lula, o comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, protagonizará uma quebra inédita de protocolo nas Forças Armadas. Garnier não comparecerá à solenidade da Marinha marcada para o dia de 5 de janeiro, quando seu sucessor, Marcos Sampaio Olsen, será empossado. Com a ausência de Garnier, a tradicional cerimônia de passagem de cargo não ocorrerá. É a primeira vez que isso acontece na história da Força.
10. Conforme portaria publicada hoje no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, Garnier estará oficialmente exonerado do cargo a partir de amanhã, 31 de dezembro. Olsen, o novo comandante indicado por Lula, assumirá o posto na mesma data, mas em caráter interino. Assim, na solenidade do dia 5 de janeiro, o indicado de Lula apenas passará de interino a efetivo, sem o ato de transmissão de cargo nem a presença do seu antecessor no evento.
11. Os secretários e secretárias da próxima gestão estadual serão empossados pelo governador Jerônimo Rodrigues às 9h da próxima terça-feira (3), na tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), mesmo local onde acontece, neste domingo, a transmissão de cargo de Rui Costa para Jerônimo.
12. No domingo, em razão da necessidade de deslocamento da comitiva de autoridades baianas para Brasília, para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não haverá coletiva de imprensa. Em dois momentos, o governador Jerônimo Rodrigues fará pronunciamentos exclusivos aos jornalistas, mas sem abrir para perguntas.
13. A tomada de posse deste domingo acontece ainda durante o luto nacional pela morte da lenda do futebol brasileiro Pelé, que faleceu na quinta-feira, mas o pagodão previsto para acontecer vai rolar com Pablo Vitar e outros.
14. O desfile em carro aberto na esplanada dos ministérios ainda não está decidido diante do temor de um atentado. Especula-se que, se Lula for desfilar no carro aberto usará colete a provas de bala.
15. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto está em Jerusalém com a familia passando as festas do final do ano.
16. Segundo o DataFolha 39% aprovam o governo de Jair Bolsonaro percentual até considerado alto, isso entre ótimo e bom, os 25% de regulares estão em curva ascendente.
17. A ex-presidente Dilma já está em Brasília, mas não integrará o Ministério de Lula.
18. A expectativa é grande sobre o primeiro pronunciamento do governador eleito Jerônimo Rodrigues na Assembleia se vai avançar para a modernidade ou se vai ficar falando no combate à fome.
19. O prefeito Bruno Reis está sorrindo à larga com o sucesso do Festival da Virada.
20.O Bahia Já deseja a todos os seus leitores um ano de 2023 de liberdade quando completará 17 anos na telinha.