Política

PERU: CONGRESSO DESTITUI PRESIDENTE CASTILLO E ADVOGADA ASSUME

Dina Boluarte - advogada de 60 anos, funcionária da Reniec há 17 e uma das principais promotoras de uma nova Constituição, primeira presidente do Peru (Com El Comércio)
Tasso Franco , Salvador | 07/12/2022 às 18:54
Dina Boluarte - advogada de 60 anos, funcionária da Reniec
Foto: Ernesto Aras
  A advogada de 60 anos foi empossado como novo chefe de Estado, depois de ter rejeitado o golpe de Estado de Pedro Castillo. Dina Boluarte - advogada de 60 anos, funcionária da Reniec há 17 e uma das principais promotoras de uma nova Constituição - tornou-se na quarta-feira a primeira mulher a assumir a Presidência da República. Até uma semana e meia atrás, ela era ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social, cargo que renunciou para se distanciar do governo de Pedro Castillo.

  Em sessão extraordinária, Dina Boluarte foi empossada nesta quarta-feira, 7 de dezembro, como a nova Presidente da República após a decisão do Congresso de destituir Pedro Castillo, por incapacidade moral permanente. O agora ex-presidente, detido pela polícia e pelo Ministério Público, foi afastado do cargo após dar um golpe de Estado.

Imediatamente, a agora governante fez seu primeiro discurso perante o Congresso. Boluarte pediu uma trégua política para instalar um governo de unidade nacional, com um “gabinete de todos os sangues”. Ele anunciou como primeira medida de combate à corrupção, com o apoio do Ministério Público e da Controladoria.

"Minha primeira medida é enfrentar a corrupção, em todas as dimensões, tenho visto com repulsa como a imprensa e os órgãos judiciais denunciam atos vergonhosos de roubo contra o dinheiro de todos os peruanos, esse câncer deve ser erradicado", exclamou.


"É por isso que minha primeira medida é pedir o apoio do Ministério Público e do Ministério Público para entrar sem meias medidas nas estruturas corrompidas pelas máfias dentro do Estado e promover investigações e sanções rapidamente, precisamos dos melhores peruanos, governando O Peru não é fácil”, comentou Boluarte.