Política

BAHIA EM LUTO OFICIAL POR 3 DIAS DIANTE MORTE GAL; POLITICOS COMENTAM

Governador Rui Costa decreta luto oficial por 3 dias
Tasso Franco ,  Salvador | 09/11/2022 às 15:31
Ilustração retirada do Facebook da cantora
Foto: Facebook da cantora
  
O governador Rui Costa decretou luto de três dias pela morte da cantora Gal Costa, na manhã desta quarta-feira (9). Nas redes sociais, ele lamentou a perda.

"Lamento profundamente a morte de Gal Costa. Com sua partida, perdemos uma das mais potentes vozes da nossa música, eternizada em interpretações que cantam a Bahia e o Brasil para todo o mundo", escreveu o governador.

O prefeito Bruno Reis também se manifestou sobre a morte da cantora. Ele destacou a importância da voz dela. "Perdemos uma das vozes mais lindas e representativas da música brasileira. Gal Costa é trilha sonora de vários momentos da vida de milhares de brasileiros. Seu jeito único de interpretar as canções está para sempre eternizado em nossos corações".

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA deputado Adolfo Menezes lamentou, nesta manhã (9.11), a morte de Gal Costa, aos 77 anos. “Sou da geração que aprendeu a amar Gal Costa ainda na adolescência, com a sua voz divina e maravilhosa cantando ‘Não Identificado’, composição de Caetano Veloso.

 Como sou fã de Gal, é uma dor muito grande saber de sua partida, só tendo o consolo de que sua voz será eterna através das dezenas de álbuns que ela gravou. Minhas mais profundas condolências à família Penna Burgos, aos amigos e milhões de fãs dessa cantora que deixa o Brasil hoje muito menos musical e muito menos sonoro”, lamenta o chefe do Legislativo estadual em Moção de Pesar apresentada à Mesa Diretora da Casa.

PREFEITA MOEMA

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, manifesta profundo pesar pela morte de uma das maiores cantoras da música popular brasileira, a revolucionária Gal Costa, ocorrida nesta quarta-feira (09), em São Paulo, aos 77 anos. Maria da Graça Costa Penna Burgos iniciou a carreira artística em 1965, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil.

“Perdemos uma das maiores vozes da Bahia e do Brasil, que revolucionou o cenário da música brasileira ao lado de grandes outros artistas. O mundo perde toda a sua potência, originalidade e brasilidade, mas a sua música ficará registrada para toda eternidade. Você continuará sendo estratosférica, Gal”, disse Moema.

Nascida em Salvador, Gal Costa logrou 57 anos de carreira, com clássicos da MPB como “Baby”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, "Pérola Negra”, “Meu nome é Gal” e tantas outras composições que marcam a história do país. Gal será para sempre uma das maiores vozes, compositora  e multi-instrumentista brasileira. 

ACM NETO

Em nota no twitter, ACM Neto diz que "o Brasil perdeu uma das maiores artistas de todos os tempos. Com sua voz incomparável, Gal revolucionou a MPO e levou a Cultura da Bahia para o mundo". Em 2013, Gal participou do Festival da Virada Salvador.