Já era esperados esses apoios tardios uma vez que Adolfo já tinha conseguido maioria antes disso
Tasso Franco , Salvador |
08/11/2022 às 18:31
PT apoia Adolfo, PC do B e PV
Foto: Priscila Oliveira
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Adolfo Menezes recebeu, hoje (8.11), o apoio formal — para a sua reeleição ao comando do Legislativo baiano — das bancadas estaduais do Partido dos Trabalhadores, do Partido Verde e do PCdoB na ALBA. Com isso, a candidatura de Rosembergo Pinto (PT) fica para 2025.
2. O presidente Éden Valadares e a Executiva Estadual do PT selaram o apoio a Adolfo, alinhando-se aos demais partidos da aliança de apoio ao governador Rui Costa e ao futuro governador Jerônimo Rodrigues.
3. “Encerramos um ciclo de debates aqui na Casa, onde o PT se soma ao PV e ao PCdoB. Com 17 deputados, a nossa Federação bate o martelo para a recondução de Adolfo à Presidência da Assembleia. Reconhecemos a sua dedicação nesses dois anos, o diálogo com o Governo do Estado e a sua forma firme de trabalhar com os seus colegas parlamentares”, declarou o líder do PT na Alba, Deputado Osni Cardoso.
4. “Muito honrado com o apoio dos meus colegas da Federação PT, PV e PCdoB à reeleição. Reforça a nossa política de que trabalhamos em um time e não pela vontade pessoal ou pelos interesses de cada um. A eleição para a presidência da Casa será em fevereiro, mas esse apoio antecipado só aumenta a nossa responsabilidade de que a ALBA trabalhe, sem descanso, pela Bahia e pelos baianos”, agradece Adolfo Menezes.
*****
5. "Sustentabilidade da Rede Filantrópica de Saúde: Rumo ao Futuro“ é o tema central do V Fórum de Saúde Bahia, evento que a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Bahia( FESFBA) realiza no próximo dia 21, a partir das 8h15, no Hotel Mercure ( Rio Vermelho). Podem participar associados e não - associados da FESFBA. Para fazer a inscrição, acessar www.fesfba.org.br.
6. O V Fórum é um evento realizado conjuntamente com o V Benchmarking FESFBA, com o compartilhamento de cases de sucesso dos filantrópicos baianos do setor de Saúde, associados da FESFBA. Quem se inscrever para o Fórum, acompanha as apresentações do Benchmarking e visita a V Feira de Produtos e Serviços de Saúde.
7. Com a incorporação do PROS ao Solidariedade, foi definido que Eurípedes Júnior será o novo presidente nacional da sigla. Até o momento, o presidente nacional do Solidariedade é Paulinho da Força. Ele vai ser vice-presidente da sigla. Eurípedes Júnior era o presidente nacional do PROS. A mudança já está nos trâmites burocráticos para ser concretizada, pois está em cartório para averbação.
8. Luciano Araujo, que já era tesoureiro nacional do Solidariedade, continua nesta função com a incorporação do PROS.
9. Eleito deputado estadual e também presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araujo afirma que a incorporação do Pros ao Solidariedade dá mais musculatura ao partido. O Solidariedade elegeu quatro deputados federais e o PROS mais quatro. Assim o Solidariedade terá oito deputados federais a partir de 2023. “E temos a perspectiva da vinda de mais deputados federais para o Solidariedade. São parlamentares que se elegeram por partidos que não ultrapassaram a cláusula da berreira”, disse Araujo.
10. “E, em nível de Bahia, trabalhamos bastante no processo eleitoral e o partido sai maior deste pleito”, frisou o parlamentar eleito e dirigente partidário. Na Bahia, além de Luciano Araujo, a legenda elegeu Pancadinha para o cargo de deputado estadual.
11. Em setembro de 2022, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou recuo de 1,3% frente ao mês imediatamente anterior, terceira queda consecutiva – em agosto a taxa foi de -2,9%.
12. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 3,0%. No período de janeiro a setembro de 2022, o setor industrial acumulou taxa positiva de 5,6% e no indicador acumulado dos últimos 12 meses houve acréscimo de 0,6%, em relação ao mesmo período anterior.
13. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.
14. Na comparação de setembro de 2022 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 3,0%, com sete das 12 atividades pesquisadas assinalando recuo da produção. O setor de Produtos alimentícios (-17,7%) registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de açúcar, óleo de soja refinado e resíduos da extração de soja.
15. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Metalurgia (-34,4%), Celulose, papel e produtos de papel (-7,3%), Couro, artigos para viagem e calçados (-4,0%), Bebidas (-4,7%), Borracha e de material plástico (-2,0%) e Veículos (-7,1%). Por sua vez, o segmento de Derivados de petróleo (4,5%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de óleo combustível, nafta para petroquímica e querosene de aviação. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Minerais não metálicos (6,5%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (111,4%), Extrativa (2,2%) e Produtos químicos (0,1%).
16. No acumulado de janeiro a setembro de 2022, comparado com o mesmo período do ano anterior, a produção industrial baiana registrou aumento de 5,6%. Quatro dos 12 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento de Derivados de petróleo (36,5%), que exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de óleo diesel, óleo combustível e naftas para petroquímica.
17. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Minerais não metálicos (4,9%), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (75,4%) e Couro, artigos para viagem e calçados (1,3%).
18. Por outro lado, Metalurgia (-39,5%) registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção barras, perfis e vergalhões de cobre e de ligas de cobre. Outros segmentos que registraram decréscimo foram Produtos alimentícios (-10,0%), Extrativa (-12,1%), Borracha e de material plástico (-7,5%), Bebidas (-5,1%), Veículos (-11,3%), Celulose, papel e produtos de papel (-0,5%) e Produtos químicos (-0,1%).
19. Acontece esta semana em Salvador, dos dias 9 ao 11, a 5ª Competição Brasileira de Processo Civil. A competição reúne professores/as e estudantes de graduação do Brasil inteiro para discussão de casos, elaboração de peças e simulação de julgamentos. O evento é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e o grupo Processualistas.
20. Ao todo são 25 equipes competindo na fase classificatória, que acontece quarta e quinta-feira na Faculdade Baiana de Direito. Esta etapa avaliará a argumentação oral das equipes em quatro painéis, duas vezes na posição de recorrente e duas vezes na posição de recorrida. A final da competição segue a mesma dinâmica, porém em caráter eliminatório, e será realizada sexta-feira no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
21. “Para a Baiana, sediar a competição é muito importante porque reforça o nosso compromisso com a disseminação do conhecimento e das oportunidades de incremento na formação dos estudantes, em especial pela grande relevância da Competição Brasileira de Processo Civil”, declara Fernando Leal, coordenador de extensão e iniciação científica da Faculdade Baiana de Direito.