Prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após ele atacar a ministra Carmen Lúcia
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
23/10/2022 às 19:49
Saída do ex-deputado em carro da PF
Foto: Rep Redes Sociais
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O ex-deputado Roberto Jefferson se entregou à polícia na noite deste domingo (23) após atacar policiais federais e passar 8 horas resistindo a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
2. Agentes foram atacados ao cumprir o mandado de prisão na cidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do Estado do Rio de Janeiro.
3. Jefferson deixou sua residência às 19h deste domingo em uma viatura preta, escoltada por outras duas, sendo uma caracterizada da Polícia Federal. Equipes do Bope (Batalhão de Operações Especiais da PM do Rio) deixaram o local em seguida.
4. Jefferson cumpria prisão domiciliar, determinada no inquérito sobre uma organização criminosa que atenta contra o Estado Democrático de Direito.
5. Ele descumpriu várias medidas da prisão domiciliar e ofendeu a ministra Cármem Lúcia. Por causa disso Alexandre de Moraes revogou a prisão domiciliar e determinou sua volta à prisão.
6. Neste domingo (23), a Polícia Federal foi cumprir a ordem de prisão e foi atacada por Roberto Jefferson com granadas e fuzil - mesmo que ele não tenha direito de portar arma de fogo. Dois agentes foram feridos. A PF revidou o ataque, mas não invadiu a casa do ex-deputado.
7. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também comentou o desfecho do caso: "Como determinei ao ministro da Justiça, Anderson Torres, Roberto Jefferson acaba de ser preso. O tratamento dispensado a quem atira em policial é o de bandido. Presto minha solidariedade aos policiais feridos no episódio."
*****
8. “A gente sabe e queria que você também soubesse que vale a pena se cuidar e sempre é tempo de Outubro Rosa”. Com esse objetivo e integrando as ações do mês de combate ao câncer de mama, será realizado o Fórum Rosa: A Saúde da Mulher em Foco, na próxima terça-feira (25), às 18h, no auditório da AMO Medicina Diagnóstica, no Rio Vermelho.
9. A programação com abordagem multidisciplinar incluirá debate com especialistas e a palestra “Alimentação para uma vida saudável”, com o nutricionista Daniel Cady. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube/clinicaamosalvador.
10. A atividade vai reunir pacientes, familiares, médicos, enfermeiros, psicólogos e profissionais de diversas áreas da assistência à saúde. Serão apresentados dados sobre a incidência da doença no Brasil e no mundo, novidades nos métodos de identificação dos tumores malignos da mama, avanços e personalização do tratamento – cada vez mais integrado e menos mutilante -, importância do diagnóstico precoce, novas terapias e técnicas cirúrgicas, chances de cura e impactos da pandemia no diagnóstico.
11. Além do debate entre especialistas da saúde da mulher, o público terá a oportunidade de esclarecer dúvidas com a equipe multidisciplinar. A abordagem do câncer de mama envolve mastologistas, radiologistas, patologistas, oncologistas clínicos, radio-oncologistas, cirurgiões plásticos e enfermeiros, além de fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.
12. “Cada componente desse time tem seu papel específico no diagnóstico e no tratamento do câncer de mama. A soma dessas expertises para o cuidado integrado resulta em maior sucesso no tratamento e significa acolhimento, fundamental para o enfrentamento da doença”, explica o mastologista Ezio Novais, ex-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia e um dos coordenadores da Mastologia da AMO.
13. Para 2022, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos no Brasil, com 17.825 mortes. A Bahia terá 3.460 novos casos, sendo 1.180 em Salvador. Apesar da expressividade dos números, avanços no diagnóstico e no tratamento [cada vez mais personalizado, integrado e menos mutilador] reforçam o combate à doença cujas chances de cura são superiores a 90%, se descoberta precocemente.
14. A campanha da AMO deste ano tem como foco a superação e o crescimento, experimentados por mulheres que passaram pelo tratamento em busca da cura. O material educativo e as peças das redes sociais incluem orientações de especialistas e depoimentos sobre “a atitude de recomeçar é todo dia, toda hora”, como diz o trecho da música de Gonzaguinha “Eu apenas queria que você soubesse”. Os depoimentos revelam as experiências desde o diagnóstico até o início ou a conclusão do tratamento, fortalecendo a importância do cuidado, com a adoção de condutas preventivas e alerta para a importância do diagnóstico precoce.
15. Na tarde de sábado (22), durante a Operação Terra do Sol, equipes do 19º BPM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central apreenderam drogas e diversos aparelhos eletrônicos, no bairro Cachoeirinha I, em Jequié.
16. Os militares realizavam rondas quando se depararam com um casal que, ao avistarem a viatura, tentaram fugir. A mulher foi alcançada e presa, mas o homem conseguiu evadir. Durante a abordagem, foram encontrados 16 porções de cocaína, duas balanças, aparelhos eletrônicos sem nota fiscal e cartões bancários.
17. A mulher foi conduzida para a delegacia da cidade, para onde todo o material apreendido foi encaminhado.
18. De segunda-feira (24) a quinta-feira (27), o Projeto Brincante levará atividades recreativas a 19 escolas da rede municipal, nos cinco polos educacionais de Lauro de Freitas. A iniciativa é do Núcleo de Arte-Educação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
19. Ainda em comemoração ao Mês da Criança, estão previstas atividades para escolas dos níveis fundamental 1, educação infantil e creches com crianças acima de três anos. Uma equipe de profissionais visitará, em sistema itinerante, cinco unidades de ensino por turno.
20. Titular da SEMED, a secretária Vânia Galvão destaca a importância da ludicidade na construção do saber. “O método pedagógico também prevê que as brincadeiras fazem parte do ensino, como técnica a ser aplicada nos diferentes níveis de aprendizagem”, observa.
21. A coordenadora de Projetos Especiais, Idaci Ferreira, antecipa que a metodologia do projeto consiste em levar para as escolas música, brincadeiras, lanches e guloseimas. “Tudo que faz parte do universo lúdico das crianças, de forma dinâmica e interativa”, diz a professora.