Política

SALVADOR AVANÇA EM NOTA DO IDEB E JÁ É A 3ª DO NORDESTE ENTRE CAPITAIS

O ensino da rede municipal municipal avança também com Bruno Reis
Tasso Franco , Salvador | 16/09/2022 às 19:05
Prefeito Bruno Reis diz que já foram inauguradas 13 escolas em sua gestão
Foto: Betto Jr
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Salvador avança em nota do Ideb nos anos finais e ocupa terceira posição entre as capitais do Nordeste nos anos iniciais. Divulgado nesta sexta-feira (16), o Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 mostra que Salvador segue cumprindo todas as metas previstas pelo indicador, com significativo avanço nos anos finais do ensino fundamental e aparecendo em terceiro lugar entre as capitais nordestinas quando são avaliados os anos iniciais.

 2. Nos anos finais, a capital baiana passou de 3,9 em 2017 para 4,3 em 2019, chegando à nota de 4,7 em 2021. A meta para essa faixa, também chamada de Ensino Fundamental II, era de 4,5. Já no Ensino Fundamental I, os chamados Anos Iniciais, a cidade teve nota 5,4, também acima da meta, de 5,1. Entre as capitais do Nordeste, Salvador teve a terceira maior nota, atrás somente de Teresina (6,3) e Fortaleza (5,8).

 3. Somente na atual gestão, foram inauguradas 13 escolas, com outras 23 unidades em licitação ou construção. A previsão é de que, até o começo do próximo ano, a capital chegue a 36 novas escolas. Desde o começo da atual administração, foram ainda 133 escolas reformadas. No total, mais de 75% da rede foi requalificada, com escolas novas, construídas, reconstruídas, reformadas ou ampliadas.

 4. O prefeito Bruno Reis destacou que o resultado obtido no Ideb é fruto de um trabalho de requalificação e modernização da rede municipal associado às ações de valorização e melhoria das condições de trabalho para os profissionais da educação. “Nós requalificamos praticamente todas as escolas municipais, num trabalho iniciado pela gestão do ex-prefeito ACM Neto e intensificado por nós. Educação para nós é prioridade e hoje podemos celebrar que superamos as metas propostas pelo Ideb”, disse.

 5. O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda os investimentos que estão sendo feitos em tecnologia, de forma a ampliar a inclusão digital nas escolas e garantir que os alunos tenham acesso a mais ferramentas para o processo de aprendizado. “Trouxemos para Salvador as Escolabs, em parceria com o Google, criamos o Subúrbio 360 e vamos entregar 106 mil tablets para os estudantes e 8 mil chromebooks para professores da rede municipal. Seguiremos investindo para qualificar a rede e valorizar nossos professores”, salientou.

  6. Além dos investimentos na rede física, a Prefeitura também desenvolve o programa Pé na Escola, que ampliou o acesso das crianças no segmento da Educação Infantil. Na prática, a administração municipal compra vagas em escolas particulares para que os estudantes que não conseguiram vaga na rede pública tenham onde estudar. A capital conta com 58 unidades escolares parceiras, ofertando 7.267 vagas de creche e 6.626 de pré-escola, totalizando 13.893 vagas. O investimento é de aproximadamente R$55 milhões.

 7. O secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, afirmou que os investimentos nas melhorias em toda a rede são constantes. Somente este ano, ele pontua, a Prefeitura já entregou cinco escolas totalmente reconstruídas. “Desde o ano passado, mais de 150 escolas da nossa já foram reformadas ou estão passando por intervenções, de forma a melhorar o ambiente de ensino e aprendizagem tanto para os estudantes quanto para os professores”, disse o secretário.

 8. Desde a gestão passada, a capital tem investido na educação acima do mínimo constitucional de 25% da receita corrente líquida. No ano passado, mesmo desobrigado a cumprir o percentual em função da pandemia, o prefeito também aplicou acima do índice.

 9. Salvador universalizou o acesso à pré-escola, a faixa de crianças entre 4 e 5 anos, com cobertura de 98,8%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019.

  10. Com relação à taxa de crianças matriculadas em creches nos anos iniciais (de 0 a 3 anos) em Salvador, o município alcançou 43,6% no ano passado, estando entre as sete capitais com maior índice de escolarização. Em 2010, o censo mostrava que a cidade atendia apenas 29,47% das crianças de 0 a 3 anos de idade e 88,5% das crianças de 4 e 5 anos nas unidades de ensino municipais.
                                        *****
 11. O fim de linha da Boca do Rio está de cara nova, após a construção da nova Feirinha do bairro, que proporciona mais conforto a comerciantes e consumidores na localidade. A estrutura será entregue neste sábado (17), às 9h30, na Rua Hélio Machado, s/n, com as presenças do prefeito Bruno Reis e demais autoridades.

 12. As obras foram realizadas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e tiveram duração de 80 dias. A nova estrutura terá capacidade para abrigar 70 feirantes, que receberão equipamentos padronizados para atuação, e conta com cobertura isotérmica e piso intertravado, dentre outros itens.

 13. Eleitores dos municípios de Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Poções, Vitória da Conquista e Barra do Choça receberam, nesta quinta (15) e sexta (16), a caravana de políticos da base do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para mais uma rodada de debates sobre conjuntura de olho no pleito de 2 de outubro. 

 14. Quem acompanhou as agendas ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT), foi o candidato à reeleição para deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que defendeu ações na zona rural para impulsionar a reforma agrária no estado, além de ampliar inventivos para as famílias acampadas e assentadas e levar infraestrutura e tecnologia para os agricultores familiares.

  15. A pesquisa Ipec (antigo Ibope) divulgada nesta sexta-feira (16), encomendada pela RPC, revelou que Alvaro Dias (Podemos) tem 36% das intenções de voto para o Senado e Sergio Moro (União Brasil) 25%.

 16. Na pesquisa anterior, feita em agosto, Alvaro Dias tinha 35% das intenções de voto e Moro 24%. Esta é a segunda pesquisa de intenção de voto do instituto com eleitores do estado Paraná. Este ano, os paranaenses elegem apenas um senador.

  17. Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o vestibular da Faculdade Baiana de Direito. São 200 vagas para a graduação em Direito (matutino) e a seleção conta com duas etapas presenciais, ambas no dia 06 de novembro (domingo). Todas as etapas acontecem na própria Faculdade, no Stiep. As inscrições podem ser feitas no site da Baiana.

  18. Num primeiro momento, entre 8h30 e 10h, os inscritos participarão de uma dinâmica onde serão distribuídos em grupos e receberão um caso concreto para debate e formulação de defesas. A atividade é realizada sob a orientação de professores da Baiana e tem o objetivo de identificar habilidades pertinentes à formação na área jurídica.

  19. Em seguida, das 10h15 às 13h15, serão realizadas três provas. A Prova de Conhecimentos Gerais Contemporâneos, com 20 questões objetivas de múltipla escolha; a Prova de Humanidades, com cinco questões discursivas direcionadas ao perfil do curso de Bacharelado em Direito; e a Prova de Redação, que apresentará uma proposta para elaboração de uma dissertação. 

  20. A inscrição no processo seletivo custa R$ 100,00 e pode ser realizada por boleto, cartão de crédito ou pix. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 17 de novembro e, após o resultado, cada pessoa poderá consultar o seu desempenho na prova na área do candidato disponível no site da Baiana.