DataFolha aponta que Lula domina Nordeste e Bolsonaro no Sul
Tasso Franco , Salvador |
16/09/2022 às 08:49
Lula 45%; Bolsonaro 33%; Ciro 8%, d'Avila 0%¨; Simone 5%; Soraia 2%
Foto: DIV
Pesquisa Folha/Globo/Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 5%; Soraya Thronicke (União Brasil), com 2%.
Não pontuaram Felipe D’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB).
A parcela dos que dizem que votarão em branco ou nulo representa 4% dos entrevistados. Os indecisos e os que não responderam somam 2%.
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
NOPRDESTE É DE LULA; SUL É DE BOLSONARO
A pesquisa do instituto Datafolha divulgada na quinta-feira (15/9) mostra que o candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) leva vantagem na corrida ao Planalto entre as regiões. Enquanto o petista domina no Nordeste e leva pequena vantagem no Sudeste, o atual presidente e postulante à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), vence no Sul. Os dois líderes dos levantamentos eleitorais têm empates técnicos no Norte e no Centro-Oeste.
A vantagem de Lula aparece nas duas regiões com maior número de votantes: Nordeste e Sudeste. Na primeira, o petista apresenta 59% (na pesquisa anterior eram 60%). Na segunda, soma 43% (41% antes). No Nordeste, comparativamente, é onde Bolsonaro tem o pior desempenho, com 22% (vindo de 23%). E no Sudeste, o atual presidente alcança 34% (vindo de 36%).
OS 3 MAIORES COLÉGIOS ELEITORAIS
Em São Paulo, o petista passou de 40% das intenções de voto há duas semanas para 43% no levantamento atual. Já Bolsonaro oscilou de 35% para 33% no mesmo período. A diferença entre os dois aumentou de 5 para 10 pontos percentuais. Ciro Gomes (PDT) manteve o percentual de 9% nas duas pesquisas, e Simone Tebet (MDB) também ficou estável com 7%.
No Rio de Janeiro, Lula oscilou de 42% para 44%, e Bolsonaro manteve 36%. Ciro Gomes oscilou de 8% para 6%; e Simone Tebet se manteve estável com 4%.
Já em Minas Gerais, a diferença entre Lula e Bolsonaro caiu de 17 para 10 pontos percentuais. Lula recuou de 47% para 43% entre as pesquisas, e Bolsonaro passou de 30% para 33%. Ciro Gomes (8%) e Simone Tebet (4%) se mantiveram estáveis.