Política

EX-DEPUTADO LUIZ ALBERTO SERÁ HOMENAGEADO COM A COMENDA DOIS DE JULHO

Maior honraria da AL será entregue ao ex-deputado federal na segunda-feira, 12
Tasso Franco ,  Salvador | 10/09/2022 às 09:13
Luiz Alberto e Bira Corôa
Foto:


O ex-deputado federal, Luiz Alberto, será homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com a Comenda Dois de Julho, na próxima segunda-feira (12), às 15h. A celebração foi proposta pelo deputado estadual Bira Corôa (PT).

“É uma satisfação muito grande homenagear meu amigo, companheiro de lutas pelos povos quilombolas, Luiz Alberto, a quem tenho profunda admiração. Reconhecer seus serviços prestados ao povo baiano é gratificante, mostra que a dedicação que ele sempre teve e ainda tem pelo nosso estado da Bahia traz resultados efetivos, principalmente para a nossos povos tradicionais ”, disse Bira Corôa.

A Comenda Dois de Julho é a mais alta honraria outorgada pela AL-BA, dedicada às pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade baiana. Luiz cursou a Escola Técnica Estadual de Comércio em Salvador, pela qual se formou técnico de administração em 1974. De 1977 a 1979, tornou-se membro da coordenação do Trabalho Conjunto da Cidade de Salvador, bloco de forças políticas de oposição ao regime militar liderado por setores da esquerda da Igreja católica e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), e composto por associações de profissionais liberais, estudantis e de bairros. Participou, em 1978, da fundação do Movimento Negro Unificado.

Luiz Alberto, participou das articulações para a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia em 1980, e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1984, representando o grupo de oposição ao Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro da Bahia. De 1980 a 1984 foi secretário e diretor da Associação de Moradores da Sussunga, um dos bairros do subdistrito de São Caetano, na Cidade Baixa, em Salvador, e em 1991 foi nomeado secretário-geral do Sindicato do Ramo Químico e Petroleiro da Bahia. Três anos depois aposentou-se da Petrobras e tornou-se conselheiro do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) e do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP), em Salvador. Em 1995 integrou o Conselho Estadual de Proteção aos Direitos Humanos e foi conselheiro do Grupo Cultural Olodum. De 1996 a 1998 foi coordenador nacional do Movimento Negro Unificado.

“Luiz Alberto continua atuando nestas pautas, contribuindo para uma Bahia e para o Brasil serem terras onde os preconceitos e discriminações deixem de existir. Que tenhamos uma sociedade justa e igualitária”, concluiu Bira Corôa.