Política

HGRS IMPLANTA PROTOCOLO PREVENÇÃO AO SUICÍDIO EM PACIENTES INTERNADOS

Mais uma área de risco em Pau da Lima passa a ser protegida após aplicação de geomanta pela Prefeitura. A estrutura será entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor geral (Codesal), Sosthenes Macêdo
Tasso Franco ,  Salvador | 02/09/2022 às 18:59
HGRS e os cuidados com pacientes que dão sinais que podem se suicidar
Foto: SESAB
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) apresentou, na última quinta-feira (1º), o Protocolo de Prevenção ao Suicídio em Pacientes Internados. O documento tem o objetivo de sistematizar as ações de identificação e avaliação do risco de suicídio nos pacientes hospitalizados, além de organizar o fluxo de procedimentos na assistência ao paciente que apresente comportamento, pensamento ou ideação suicida.

2. A iniciativa culmina com o início do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, e foi apresentada em formato de mesa redonda, com a participação dos Serviços de Psiquiatria e Psicologia do HGRS. Durante o evento, foram discutidos os fatores de risco para o suicídio, critérios de classificação e identificação do risco, além de medidas de prevenção e proteção em implantação no hospital.

3. “Esse protocolo visa sistematizar as ações que toda equipe assistencial do HGRS desenvolverá em prol da segurança do paciente com risco de suicídio. Políticas públicas que normatizam estratégias de prevenção ao suicídio precisam englobar a abordagem interdisciplinar, com intervenções técnicas realizadas pelos diversos profissionais envolvidos”, afirma Lilian Novais, coordenadora Serviço de Psicologia do HGRS.

4. De acordo com a pesquisa “Análise epidemiológica do suicídio no Brasil entre 1980 e 2006”, publicada em 2009, a própria casa é o cenário mais frequente de suicídio no país (51%), seguida pelos hospitais (26%). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a ocorrência de aproximadamente 14 mil suicídios por ano no Brasil.

5. Esses dados evidenciam a importância de dar visibilidade ao tema, principalmente em ambiente hospitalar, onde os pacientes estão sujeitos a situações que levam ao aumento de ansiedade e depressão, como distância da família, alteração do cotidiano e a própria condição clínica e diagnóstico. O processo de acompanhamento para possíveis casos vai acontecer em uma ação conjunta entre todos os profissionais diretamente e indiretamente ligados aos cuidados do paciente.

6. “A partir do momento que a equipe entenda que o paciente tem o risco de cometer o ato de suicídio, todos devem estar preparados, ficar atento aos períodos de maior risco e às trocas de plantão, nas quais a equipe está reduzida. É preciso entender que todas as informações devem ser levadas em consideração e, se for um caso de alto risco, o paciente deve ser encaminhado ao Serviço de Psiquiatria”, explica Arthur Couto, médico psiquiatra do HGRS.

7. Nesta primeira etapa de implantação, os esforços são voltados principalmente para instrução e qualificação das equipes do hospital. Serão realizadas ações educativas, como aulas, palestras, treinamentos, discussões de caso e rodas de conversa nas unidades, com o objetivo de engajar e preparar a equipe acerca da importância da avaliação precoce dos riscos de suicídio em pacientes internados.
                                              *****
8. Mais uma área de risco em Pau da Lima passa a ser protegida após aplicação de geomanta pela Prefeitura. A estrutura será entregue pelo prefeito Bruno Reis e pelo diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, neste sábado (3), às 9h30, em solenidade na Rua do Ouro, 223.

9. Com pouco mais de 1 mil metros quadrados de área, a proteção de encosta vai beneficiar 162 famílias que vivem na região, evitando que futuros deslizamentos de terra ocorram em dias chuvosos. O investimento é de R$207 mil, provenientes de recursos municipais.

10. (Corriere della Sera) O teto do preço do petróleo russo pode vir a ser um ponto de virada com consequências profundas e parcialmente imprevisíveis, por pelo menos duas razões. Em primeiro lugar, tal medida pode provocar um estrangulamento financeiro mais eficaz da Rússia do que qualquer outra sanção decretada até agora; mais eficaz, também, do que um possível limite máximo do preço do gás na Europa. 

11. No entanto, há outra categoria de consequências, ainda menos previsíveis: aplicar tal medida ao petróleo da Rússia, o primeiro ou segundo maior exportador do mundo até 2021, acelera a globalização do conflito para a Ucrânia com repercussões que podem ir diretamente para a China , Índia e todos os países neutros ou próximos ao regime de Moscou.

12. As campanhas de imunização contra Covid-19, Influenza (gripe), pólio e multivacinação estarão suspensas neste sábado (3) e domingo (4) em Salvador. As estratégias serão retomadas na segunda-feira (5) e as estratégias serão divulgadas no domingo.

13. Para marcar o início da campanha Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e o projeto Help, da Força Jovem Universal (FJU), lançou, nesta sexta-feira (2), uma série de ações voltadas aos usuários do Elevador Lacerda, do Taboão e dos três planos inclinados da cidade. As ações têm como foco chamar a atenção da população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e alertar para a prevenção ao suicídio.

14. Dentre as atividades que ocorrem nos ascensores da capital estão a distribuição de panfletos, cartas com mensagens acolhedoras, além da disponibilização de um espaço para ouvir as pessoas, que passam pelos locais e sentem a necessidade de conversar.

15. De acordo com Fred Ravelly, coordenador do projeto Help na Bahia, o cuidado com a saúde mental é fundamental, principalmente, após a pandemia de Covid-19. “A sociedade precisa estar atenta quando o assunto é saúde mental. Principalmente após um período tão difícil, como foi a pandemia, muitas pessoas adquiriram doenças mentais e, desde então, temos intensificado nossas atividades nas ruas, para tentar ajudar mais pessoas a se curar”, explicou.

16. O projeto acontece em Salvador pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, somente no Elevador Lacerda, cerca de cinco mil pessoas foram impactadas com as atividades. Desta vez a iniciativa foi ampliada para o Elevador do Taboão, Plano Inclinado Gonçalves, Pilar e Liberdade. 

17. Marcos Korf, turista carioca de 21 anos, que visitava o Elevador Lacerda, vê a iniciativa como "um lugar esperança e de conforto", para as pessoas que estão com a saúde mental fragilizada. "Nunca sabemos o que o outro está passando e, diante de todas as dificuldades que a sociedade vem enfrentando, ler uma cartinha tão cuidadosa e ver um projeto como esse acontecendo é revigorante”, contou.

18. Atualmente a capital baiana conta com 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que oferecem serviços especializados e atendimentos ambulatoriais para psiquiatria, neurologia, psicologia, enfermagem, assistência social e outras. Os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo a demandas espontâneas. Os usuários podem conferir o endereço e localização das unidades através do Mapa da Saúde, no site www. saude. salvador. ba. gov. br/mapa-da-saude/ .

19. Os cidadãos também podem encontrar atendimento psicológico nos multicentros da cidade. Neste caso, para acessar o serviço o cidadão deve efetuar a marcação da consulta nos postos de saúde.

20. Lamentável o que aconteceu com o jornalista Luis Brito.

21. A CDL Salvador abre, entre os dias 01 e 08 de setembro, a votação pública e online para os indicados ao Troféu Lojista do Ano 2022. Os votantes podem fazer sua escolha em uma relação de 15 nomes, divididos por categoria, disponível no site oficial da instituição (cdl.com.br) e através do link https://bit.ly/3pZlVd0. As categorias deste ano são “Inovação”, “Responsabilidade Social”, “Empresarial”, “História do Varejo” e “Gastronomia”.

22. Concorrem as empresas Criamigos - Oficina de Ursos, Latitude 13° - Cafés Especiais e Soul Dila (categoria Inovação); Avatim, Fazenda Esperança e Polo Salvador (Responsabilidade Social); Almacen Pepe, Atakarejo e Redemix (Empresarial); A. Gomes, Casa Eloy e Niltex Móveis (História do Varejo); e Jhun Bistrô, Pasta em Casa e Zuuk Sushi (Gastronomia). Como em anos anteriores, fora da disputa, o prêmio desta edição na categoria “Amigo do Lojista” será conferido ao Sebrae Bahia, no ano em que comemora 50 anos de existência.

23. As empresas mais votadas em cada categoria serão homenageadas durante a cerimônia do Troféu Lojista do Ano 2022, que acontecerá em outubro.  O evento Troféu Lojista, desde 1963, tem uma marca e reconhecimento consolidados na sociedade de Salvador, reunindo os mais expressivos e relevantes segmentos empresariais da cidade.

24. A CDL Salvador abre, entre os dias 01 e 08 de setembro, a votação pública e online para os indicados ao Troféu Lojista do Ano 2022. Os votantes podem fazer sua escolha em uma relação de 15 nomes, divididos por categoria, disponível no site oficial da instituição (cdl.com.br) e através do link https://bit.ly/3pZlVd0. As categorias deste ano são “Inovação”, “Responsabilidade Social”, “Empresarial”, “História do Varejo” e “Gastronomia”.

25. Concorrem as empresas Criamigos - Oficina de Ursos, Latitude 13° - Cafés Especiais e Soul Dila (categoria Inovação); Avatim, Fazenda Esperança e Polo Salvador (Responsabilidade Social); Almacen Pepe, Atakarejo e Redemix (Empresarial); A. Gomes, Casa Eloy e Niltex Móveis (História do Varejo); e Jhun Bistrô, Pasta em Casa e Zuuk Sushi (Gastronomia). Como em anos anteriores, fora da disputa, o prêmio desta edição na categoria “Amigo do Lojista” será conferido ao Sebrae Bahia, no ano em que comemora 50 anos de existência.

26. As empresas mais votadas em cada categoria serão homenageadas durante a cerimônia do Troféu Lojista do Ano 2022, que acontecerá em outubro.  O evento Troféu Lojista, desde 1963, tem uma marca e reconhecimento consolidados na sociedade de Salvador, reunindo os mais expressivos e relevantes segmentos empresariais da cidade.