Política

BISPO CATÓLICO É PRESO NA NICARÁGUA PELA DITADURA DE DANIEL ORTEGA

Igreja Católica bate de frente com o regime ditatorial de Ortega
Tasso Franco ,  Salvador | 19/08/2022 às 18:02
Bispo Rolando Álvarez
Foto: AFP
    O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse nesta sexta-feira (19) estar “profundamente preocupado” com a operação policial realizada em uma sede episcopal na Nicarágua e as recentes ações contra a Igreja Católica e organizações civis no país centro-americano, e exigiu que o regime do ditador Daniel Ortega solte todos os que foram detidos arbitrariamente.

Por meio de um porta-voz, Guterres reiterou o apelo ao governo Ortega para que garanta “a proteção dos direitos humanos de todos os cidadãos, particularmente os direitos universais de reunião pacífica, liberdade de associação, pensamento, consciência e religião”.

“O secretário-geral está profundamente preocupado com a grave obstrução do espaço democrático e cívico na Nicarágua e com as recentes ações contra organizações da sociedade civil, incluindo as da Igreja Católica”, disse o porta-voz Farhan Haq em entrevista coletiva.

Segundo Haq, a operação policial realizada nesta sexta-feira no Palácio Episcopal da Diocese de Matagalpa, no norte da Nicarágua, só agrava estas preocupações.  Policiais forçaram a entrada na sede episcopal e prenderam o bispo Rolando Álvarez, crítico do governo Ortega, e sete de seus colaboradores.