Política

ROMA DIZ QUE BAHIA SE TORNOU VERGONHA POR NÃO BAIXAR ICMS COMBUSTÍVEIS

Roma diz que Bahia se tornou vergonha nacional por acionar STF para não baixar ICMS de combustíveis
Da Redação , Salvador | 06/07/2022 às 05:14
João Roma é pré-candidato a governador da Bahia
Foto: DIV
   “Imagine a vergonha que a Bahia está passando perante todo o Brasil?” A indagação é do pré-candidato a governador, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), que enfatizou a sua indignação com o fato de o governador Rui Costa (PT) ser um dos 12 no país que moveu ação no Supremo Tribunal Federal contra lei que limitou em 17% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis. “Pense em um absurdo, na Bahia há um precedente”, comentou Roma, citando Otávio Mangabeira.

“Está na hora de o governador Rui Costa se sensibilizar e também baixar os impostos”, disse João Roma, em entrevista à Rádio Proeves, de Itabuna, nesta terça-feira (5). O pré-candidato a governador também comentou o assunto durante entrevista à Rádio Santa Cruz, de Cruz das Almas, e salientou que “é uma grande covardia do governo não diminuir esses impostos. A Bahia é o estado brasileiro que tem o combustível mais caro do Brasil”.

Roma contou que, na semana passada, o valor do litro da gasolina já havia baixado R$ 0,70 nos postos de Distrito Federal e que, nesta terça-feira, ele já constatou redução de R$ 2 após a aplicação da lei que reduz o ICMS dos combustíveis que foi aprovada pelo Congresso Nacional, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). O pré-candidato a governador do PL disse que Rui Costa não pode viver em uma realidade paralela no Palácio de Ondina enquanto o baiano sofre.

“A vida real está muito difícil para os baianos, e a Bahia está dando anti-exemplo, querendo dificultar e desmanchar com os pés o que Bolsonaro está construindo com as mãos”, disse Roma, que também reiterou que o governo federal anunciou compensar o que os estados que cumprirem a lei perderem com a diminuição do ICMS sobre os combustíveis.

O pré-candidato a governador apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro disse ainda que não é verdadeira a informação de que os combustíveis na Bahia são mais caros devido à privatização da Refinaria Landulpho Alves. “Existem outras refinarias privatizadas no Brasil, mas a Bahia é a que tem os preços mais altos. O governador não chama a responsabilidade para si e transfere a culpa para os outros. O que é claro é que a Bahia está remando para os lados”, constatou Roma.