Política

SÃO JOÃO SOLIDÁRIO DA PM E DE CLAUDIO LACERDA EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Feira promove ação para beneficiar as mulheres com cirurgias
Tasso Franco , Paris | 23/06/2022 às 15:41
Banho Solidário para as pessoas vulneráveis
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na última terça-feira (21), a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, realizou, em parceria com o conquistense Cláudio Lacerda,  mais uma edição do Banho Solidário.

2. As pessoas que vivem em situação de rua e os catadores de material reciclável puderam tomar um banho quente e, para tanto, receberam toalha, shampoo, sabonete e condicionador.

3. Todos foram contemplados com roupas e desfrutaram  de um delicioso jantar com comidas típicas das festas juninas. Para os que vivem nas ruas foram distribuídos cobertores.

4. Para o Cel Ivanildo da Silva, Comandante do CPRSO:  “As festas juninas nos remete aos laços familiares. Muitas pessoas que estão em situação de rua estão longe de suas casas. Por isso, a ideia de acolhê-los com dignidade e  festejar, com eles,  esse momento tão importante para as famílias nordestinas.”

5. A decisão de soltar Ribeiro e os demais envolvidos presos na quarta (22) atende a um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-ministro. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC).

6. O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro deixou a carceragem da Polícia Federal na capital paulista na tarde desta quinta-feira (23). Ele foi solto por volta das 15h, após o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cassar a prisão preventiva.

7. Ribeiro foi preso na quarta-feira (22) pela Polícia Federal. Ele é investigado por corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência por suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do Ministério da Educação (MEC).

8. Também devem ser soltos Gilmar Santos, Arilton Moura, Helder Diego da Silva Bartolomeu e Luciano de Freitas Musse, que foram presos por suspeita de participação no mesmo esquema.

9. A decisão de soltar Ribeiro e os demais envolvidos atende a um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-ministro.

10. Entre outubro do ano passado e junho deste ano, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizou 185 cirurgias eletivas ginecológicas. O procedimento sana problemas causados por doenças do sistema reprodutor feminino. 

11. Há 22 anos com sangramento e fortes dores abdominais, Andréa Santos, 44 anos, passou pela cirurgia e vai poder viver uma vida mais leve e com bem estar. Há um ano ela foi diagnosticada com alteração no útero durante consulta em uma unidade básica de saúde do bairro Tomba. O problema a obrigava utilizar uma série de medicamentos que comprometiam a qualidade de vida.  

12. “Foi aqui no Hospital da Mulher que consegui minha liberdade. Não sangrar mais é um alívio para mim”, disse emocionada. 

13. O alívio chegou também para Elenita Carmelita dos Santos, 46 anos. Segundo relato da dona de casa, tudo começou depois do nascimento do seu terceiro filho. “Sentia fores dores abdominais, com grande fluxo de sangramento. Agora estou feliz, vou poder trabalhar tranquila e fazer atividades que antes eram impossíveis devido as dores que sentia”, afirma.  

14. Para realizar o procedimento cirúrgico, as pacientes são avaliadas e encaminhadas pelas unidades de saúde do bairro onde moram ou policlínicas.  

15. Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que gerencia o hospital, Gilberte Lucas, a expectativa nos próximos anos é aumentar a quantidade de leitos para ampliar a capacidade dos atendimentos e permitir que mais mulheres tenham acesso ao serviço. 

16. Prefeitos de dois municípios da Bahia fazendo demagogia com o São Jão dizendo que estão investindo em saúde e não em festas.

17. Em sentença proferida ontem (22), a Justiça Eleitoral absolveu o ex-prefeito de Central, Uilson Monteiro (PSD), de denúncias de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2020. Com esta decisão, ele está apto a concorrer em outras eleições. A autoria da ação negada pela Justiça foi da Comissão Provisória Municipal do PSB em Central. Uilson Silva foi representado na 159ª Zona Eleitoral de Central pelo advogado Thiago Bianchi, especialista em Direito Eleitoral.

18. “A decisão de improcedência nos traz uma segurança jurídica para afastar questionamentos infundados. Ficou amplamente comprovado que as ações do ex-gestor na condução do município foram pautadas pelas normas legais. Portanto, não esperávamos outra decisão senão a proferida pela juíza eleitoral de Central, a doutora Crys São Bernardo Veloso”, diz Thiago Bianchi.

19. Na sua decisão, a juíza Crys São Bernardo Veloso frisou que “é de se reconhecer a patente fragilidade do acervo probatório ante a inexistência de provas da utilização de veículos particulares locados pelo Município de Central em ato de campanha, promovido pelos acionados, em horário coincidente com o que deveriam estar transportando, sejam alunos ou médicos”.

20. O deputado estadual Niltinho (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia uma moção de congratulações pelo aniversário de Castro Alves. O município comemora, neste domingo (26), 142 anos de emancipação política. 

21. No documento, o parlamentar destaca a importância estratégica do município para a economia da região já que sua feira livre é a maior de todo o Recôncavo Baiano e é considerada por muitos como a maior e mais diversificada feira livre do estado da Bahia.

22. Niltinho ressalta ainda que o município de Castro Alves é conhecido como a “Cidade da Música e da Poesia”. Segundo ele, a cidade “encanta por sua contradição: seu ar bucólico em meio ao progresso que se aproxima cada vez mais, buscando guardar as tradições dos povos que ajudaram a construir sua história”.

23. Ele também frisou que “gostaria de salientar o meu reconhecimento ao povo de Castro Alves, que convive com as dificuldades típicas do nosso Nordeste brasileiro. Dessa forma, expresso minha solidariedade e registro que estamos compromissados nas demandas necessárias para o desenvolvimento da cidade”, disse o parlamentar.