A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), e o procurador-geral do município, Pedro Gomes, se reuniram, na manhã desta segunda-feira (23), com moradores do bairro do Viradouro, no Espaço da Estação, para tratar sobre uma ação judicial movida pela Ferrovia Centro-Atlântica pedindo a reintegração de posse do trecho onde vivem dezenas de moradores.
A ação judicial consiste na demolição e perda das casas dos moradores. Na ocasião, moradores relataram investidas de prepostos da empresa, que já estiveram na comunidade diversas vezes, "fazendo registros fotográficos e entregando notificações, sem qualquer diálogo".
Eliana Gonzaga ressaltou a importância de todos os moradores se unirem pela causa, independentemente de terem recebido notificações ou não, e mais uma vez reforçou o compromisso de estar à frente das mobilizações para garantir os direitos da comunidade.
O procurador-geral Pedro Gomes deu uma série de orientações jurídicas de como os moradores devem proceder e reafirmou todo o apoio jurídico necessário por parte da Prefeitura de Cachoeira aos moradores.
O historiador Cacau Nascimento falou sobre a origem e processo de formação do bairro, que, de acordo com diversos documentos, data de bem antes da chegada da empresa e da linha ferroviária.
“A gestão seguirá atenta à causa dos moradores e estará à inteira disposição, prestando todo o apoio necessário em defesa da comunidade”, garantiu a prefeita.