Política

RUSSÍA ANUNCIA CRIAÇÃO DE 12 BASES MILITARES NA UCRÂNIA OCUPADA

Com Libération
Tasso Franco , PARIS | 20/05/2022 às 07:59
Julgamento do soldado russo (ao fundo) Vadim Chichimarine
Foto: REP
  

  - As forças russas estão intensificando a pressão no Donbass, que transformaram em "inferno", nas palavras do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

- O bombardeio russo deixou 12 mortos e 40 feridos na quinta-feira em Severodonetsk, na região de Luhansk, segundo o governador local Serguiï Gaïdaï.

- O veredicto do julgamento de Vadim Chichimarine, um soldado russo que enfrenta prisão perpétua, acusado de ter matado um ciclista na região de Sumy no final de fevereiro, está previsto para 23 de maio.

Onze voluntários georgianos mortos na Ucrânia. Desde 24 de fevereiro, onze soldados voluntários da Geórgia foram mortos na Ucrânia, relata The Kyiv Independent, relatando informações do News Georgia. A última vítima registrada é um homem de 38 anos, Rati Shurgaia, que morreu em hostilidades perto da cidade de Izium, no distrito de Kharkiv.

BASES MILITARES 

A Rússia cria novas bases militares em resposta à expansão da OTAN. Moscou vai criar doze novas bases militares no oeste do país em resposta ao fortalecimento da OTAN e sua expansão prevista para a Finlândia e a Suécia, anunciou o ministro da Defesa russo na sexta-feira. "Até o final do ano, doze bases e unidades militares serão implantadas no Distrito Militar Ocidental", disse Sergei Shoigu a autoridades de seu ministério e do Exército, observando "o crescimento de ameaças de soldados nas fronteiras russas" e acusando a Otan e os Estados Unidos.

Cinco países ocidentais apoiam a ação legal da Ucrânia. Os Ministros da Justiça ou Procuradores-Gerais dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia disseram em comunicado à imprensa que “apoiam” a ação da Procuradora-Geral da Ucrânia Iryna Venediktova, visando responsabilizar os responsáveis ​​por “ crimes de guerra cometidos durante a invasão russa”.

Os moradores de Severodonetsk se refugiam 
em porões e abrigos antiaéreos.

Klaudia Pushnir, 88, se abriga no porão de um apartamento durante explosões contínuas de morteiros em Severodonetsk, 18 de maio de 2022. Ela veio para construir a cidade quando tinha 17 anos e acha que vai morrer no abrigo da cidade destruída. 

70% dos edifícios residenciais foram destruídos em Severodonetsk. Segundo o prefeito Oleksandr Striuk, até 15.000 civis permanecem nos abrigos antiaéreos da cidade e 70% dos edifícios residenciais em Severodonetsk foram destruídos ou danificados.