Política

PESQUISA GENIAL/QUEST CNN: ACM NETO TEM 67% E GANHARIA NO 1º TURNO

Jerônmio Rodrigues tem 6% e Roma 5% empatados tecnicamente
Tasso Franco , Salvador | 18/05/2022 às 14:34
ACM NETO tem grande frente sobre os dois adversários em segundo lugares
Foto: DIV
   Pesquisa Genial/Quaest mostra ACM Neto com 67% das intenções de votos para o Governo da Bahia*

_Pré-candidato do União Brasil abriu 61 pontos percentuais de vantagem sobre os adversários; levantamento aponta vitória já no primeiro turno_

Levantamento Genial/Quaest divulgado na manhã desta quarta-feira (18) pela CNN Brasil mostra o pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) com 67% das intenções de votos para o pleito deste ano no cenário estimulado.

Em segundo lugar, aparece Jerônimo Rodrigues (PT), com 6%, e João Roma (PL) em terceiro, com 5%. O pré-candidato do PSOL, Kleber Rosa, acumulou 1% e Giovani Damico (PCB) não pontuou.

Neste cenário, com 61 pontos percentuais de vantagem sobre os adversários, ACM Neto seria eleito em primeiro turno, com ampla vantagem, caso as eleições acontecessem hoje.

A pesquisa entrevistou 1.140 pessoas, de maneira presencial, entre os dias 13 e 16 de maio, em 74 municípios da Bahia. Com margem de erro de 2,9 pontos percentuais, o levantamento tem 95% de confiabilidade. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02283/2022 e BA-03239/2022.

*Segundo Turno*

O instituto também analisou os cenários para segundo turno. Quando a disputa é entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues, Neto acumula 73% das intenções de votos contra 11% de Jerônimo. Brancos e nulos somam 11% e indecisos 5%.

Já na análise da disputa entre Neto e João Roma, o pré-candidato do União Brasil também acumula 73% dos votos. Nesse cenário, Roma fica com 10%, brancos e nulos com 11% e indecisos acumulam 9% dos votos.

“É inaceitável que tenhamos que sofrer com esta onda 
de violência por incompetência do governo do PT”, diz ACM Neto


O pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) lamentou, nesta quarta-feira (18), a manutenção da Bahia na liderança do ranking de homicídios no país. A informação foi divulgada pelo Monitor da Violência, publicado pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com o levantamento, a Bahia registrou 1.326 mortes violentas nos três primeiros meses deste ano, número tratado como "impressionante" pelo Monitor. O volume de mortes no estado representa 13% do total contabilizado no país, de 10,2 mil assassinatos no primeiro trimestre de 2022.

“É completamente lamentável que a Bahia concentre 13% das mortes violentas de todo Brasil. Em um novo monitoramento divulgado hoje, a Bahia foi campeã em violência nacional mais uma vez, com diferença de quase 30% para o segundo estado no ranking”, disse o pré-candidato em seu perfil do Twitter.

Neto lembrou ainda que a Bahia vive uma onda de violência, com o aumento da sensação de insegurança devido aos assaltos a estabelecimentos, homicídios e assassinatos de policiais, dentre outras ocorrências.

“O levantamento mostra em números aquilo que estamos vendo nas ruas. É inaceitável que tenhamos que sofrer com esta onda de violência por incompetência do governo do PT na segurança. Precisamos mudar esse cenário”, salientou.