Política

A CRISE DA SEGURANÇA NA BAHIA: UFBA FLEXIBILIZA AULAS DIANTE VIOLÊNCIA

Veja nota da reitoria da UFBA na íntegra
Tasso Franco , Salvador | 11/05/2022 às 05:07
A reitoria da UFBA já está tapumada há algum tempo, caso único no mundo
Foto: BJÁ
A Universidade Federal da Bahia - UFBA - anunciou nesta terça-feira (10) que irá tomar medidas excepcionais para garantir a segurança dos estudantes devido a "escalada de violência" que acomete diversos bairros de Salvador nos últimos dias. 

A instituição recomenda aos professores, em especial aos que ministram aulas nos horários noturnos, que flexibilizem tanto quanto possível tomadas de frequência, prazos de entrega de trabalhos e realização de provas. 

Essa flexibilização, no entanto, não significa suspensão de atividades, comenta a UFBA em nota. Trata-se de "um olhar cuidadoso e acolhedor ante dificuldades que possam ocorrer independentemente da vontade dos estudantes. É desejável que todos cumpram com a carga horária e as obrigações de seus cursos, mas esse compromisso não deve desconhecer contextos nos quais a segurança do discente se encontre ameaçada."

VEJA INTEGRA DA NOTA DA UFBA

A Universidade Federal da Bahia lamenta a escalada de violência que acomete diversos bairros de Salvador nos últimos dias, agravando o medo e a insegurança que já penalizam cotidianamente parcela expressiva da população da capital baiana. 
 
Nesse cenário,  a Reitoria, atenta à segurança de seus discentes - muitos dos quais moradores de regiões da cidade neste momento conflagradas pela violência, o que obriga comunidades a adotar medidas excepcionais de proteção - recomenda aos docentes, em especial aos que ministram aulas nos horários noturnos, que flexibilizem tanto quanto possível tomadas de frequência, prazos de entrega de trabalhos e realização de provas. 
 
Tal flexibilização não significa suspensão de atividades, mas um olhar cuidadoso e acolhedor ante dificuldades que possam ocorrer independentemente da vontade dos estudantes. E desejável que todos cumpram com a carga horária e as obrigações de seus cursos, mas esse compromisso não deve desconhecer contextos nos quais a segurança do discente se encontre ameaçada.