Quem elege o senador é o governador eleito historicamente na Bahia
Tasso Franco , Salvador |
03/05/2022 às 16:36
Coletiva de ACM Neto (Rep YouTube)
Foto: REP
O Progressistas Bahia confirmou nesta terça-feira (3) que o vice-governador João Leão não será mais candidato ao Senado Federal. Ele abriu mão da pré-candidatura, que será assumida pelo filho, o deputado federal Cacá Leão. João vai disputar uma vaga na Câmara. A decisão foi tomada para preservar a saúde do vice-governador, em virtude da extensa agenda e ritmo intenso da pré-campanha pelo interior da Bahia. Ele tem acompanhado ACM Neto (União Brasil), pré-candidato ao governo do estado, nas viagens.
Na sede do União Brasil Bahia, em Salvador, nesta terça-feira, 3, em entrevista coletiva realizada, o vice-governador João Leão (PP), nunciou a desistência da pré-campanha ao Senado na chapa do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Em seu lugar, assume o filho de Leão, o deputado federal Cacá Leão (PP).
A justificativa dada pelo presidente estadual do Progressistas foi por causa da sua idade e o cansaço que os compromissos de pré-campanha dificultariam a sua presença ao lado de Neto no interior. “Eu aguentar o ritmo da ligeireza antes era uma coisa, mas aguentar o ritmo do bonitão aqui não é fácil [em referência a ACM Neto]”.
“Teve dias que fizemos cinco municípios por dia. Fiz um piseiro de 5 km de extensão. Neto me ensinando o piseiro que eu não sabia dançar. Não tenho nenhum problema de saúde. Se quiserem ver o meu relatório médico, estou 0 km. Mas eu tenho 76 anos”, justificou.
Sobre a explicação da escolha do seu filho para ocupar seu lugar na chapa, Leão, ao lado de Neto e de Cacá Leão, comentou que a Bahia terá dois Leões lutando pelo seu povo. “Aqui está um triunvirato. Quero dizer a Bahia que fique muito orgulhoso. Cacá Leão ganhou um prêmio como o melhor parlamentar da Bahia e estava entre os dez do Brasil. Cacá é uma revelação. Não é por eu ser pai. Hoje ele é muito mais o meu pai do que eu dele. Ele que me bota freio de vez em quando”.
COMENTÁRIO DO DBAHIA JÁ
A mudança na chapa majoritária de ACM Neto é uma renovação na politica baiana. Mas, não muda nada na estratégia da campanha, nem na disposição de conqusitar o governo do estado. Na Bahia, o que elege o senador - historicamente falando - é o governador. Isso vem acontecendo desde 1986. Nunca hoove - pelo menos até agora - candidatos ao Senado que puxem candidatos ao governo. Sempre tem sido ao contrário. Portanto, tanto pode ser João Leão; como Kak[a Leão, dá no mesmo.