Política

SALVADOR LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE ENTRE AS CAPITAIS

1º de maio foi fiasco para Bolsonaro e tb para Lula
Tasso Franco ,  Salvador | 01/05/2022 às 21:24
Geração de empregos no NE
Foto:
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O feriado do Dia do Trabalhador deste domingo, 1º de maio, foi marcado por manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em diversas cidades brasileiras. Mas apesar das convocações e da presença de ambos, os atos tiveram presença do público abaixo do esperado.

  2. São Paulo registrou atos a favor de Bolsonaro e Lula separados por pouco mais de 3 km. O presidente participou por meio de vídeo na manifestação pró-governo na Avenida Paulista, enquanto o petista fez discurso na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Foi um fiasco.

  3. Salvador no ato das centrais sindicais tinha mais bandeiras do que ge. E o de Bolsonaro, na Boca do Rio, não nobilizou como se esperava.

  4.  O município de Paulo Afonso, na região norte, sediou neste fim de semana o 1° Festival Gastronômico Lagos e Cânions do São Francisco. O evento foi realizado no Centro de Cultura Lindinalva Cabral e teve o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o objetivo de promover o destino. Aproximadamente seis mil pessoas, da Bahia e de outros estados, aproveitaram a degustação da culinária regional, cozinha show, feira de artesanato e apresentações musicais.

   5. A turista Eliane Oliveira veio de São Paulo e elogiou o festival. “Gostei muito. Amo a comida nordestina. O que mais me chamou a atenção foi a variedade de pratos típicos e a qualidade dos shows. Experimentei tapioca, queijo coalho e cuscuz".

   6, O catarinense João Leal destacou a organização da festa gastronômica. “Achei tudo ótimo. Foi explorado o potencial da cidade através do trabalho dos expositores, dos artesãos e do pessoal do som. Espero que essa iniciativa seja mantida no calendário de Paulo Afonso”.

   7. Ainda no fim de semana, a Setur-BA garantiu apoio a eventos em outras regiões. No município de Biritinga, na zona turística Caminhos do Sertão, aconteceu a 23ª Cavalgada do Grupo de Zé de Maroto, para impulsionar o turismo rural na região. No distrito de Baixio, em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, foi realizado o 1° Trilhão Daventura de Mountain Bike, como incentivo ao ecoturismo. Em Salvador, houve o 5° Congresso da União Geral dos Trabalhores da Bahia (UGT-BA) e a inauguração do monumento em memória das vítimas do trânsito, instalado no Dique do Tororó.

   8. A noite de ontem, 30 de abril, será lembrada em Paulo Afonso na Bahia como a noite em que turistas e moradores da região lotaram o espaço onde está sendo realizado o Festival Gastronômico com sabores diversos de pratos tipicamente nordestinos.

  9. Sim, teve cuscuz. E poucos alimentos representam tão bem o sertanejo como ele. Carne do Sol na chapa, queijo de coalho, pastel e bolinho de tilápia, tapioca de diversos sabores, cordeiro e música com as atrações culturais Kalangos do Sertão, Fábio Jean, Mofaia, La Calle e A Ilha.

  10. Uma das atrações foram as barracas com artesanatos das cidades de Paulo Afonso, Glória e Santa Brígida.

   11. Não é segredo que o nordestino tem uma das melhores culinárias do país e isto pode ser apresentado ontem pelos chefes Clodomiro Tavares, Luiz Carlos e Angecilda quer preparou um Lombo de Cordeiro na Cozinha Show. A Tenda decorada para receber com sistema de televisão mostrava tudo o que estava sendo feito na aula espetáculo. Os pratos preparados eram em seguida servidos a todos os presentes.

  12. Salvador prossegue como a capital líder da região Nordeste e a sétima no país na abertura de postos de trabalho, contabilizando 10.318 empregos com carteira assinada no primeiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

   13. Apenas no mês de março de 2022, foram gerados 2.402 empregos com carteira assinada na cidade. O setor de construção civil foi o destaque do último mês, com a criação de 4.570 postos, seguido de saúde e serviços sociais, com 2.852 postos, e educação, com 2.235 novos empregos.

  14. Salvador também tem trabalhado para recuperar os prejuízos causados pela pandemia no setor produtivo. Em 2020, ano crítico da pandemia, a cidade registrou a perda de 12.148 vagas. Já no somatório dos anos de 2021 e 2022 (até março), foram criados 42.232 empregos formais.

   15. “Os números apresentados pelo Caged são o resultado da retomada econômica após a retirada das medidas restritivas e de todo o esforço empreendido pela Prefeitura para a geração de emprego e renda na cidade, e vamos prosseguir com esse objetivo para proporcionar cada vez mais oportunidades aos cidadãos”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes. Ela lembra que a pasta vem implementando ações e projetos para atrair parceiros e novos investimentos para a capital baiana, incentivando os ambientes de negócios para promover o desenvolvimento econômico da cidade.

   16. O vereador Sidninho (Podemos), no dia 3, às 9h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, realiza audiência pública, com o intuito de debater com o contribuinte a carga tributária em serviços e produtos que são cobrados do seu bolso. Presidente da Frente Parlamentar das Receitas Tributárias do Município, o vereador explica que existe há 20 anos a Semana de Conscientização Fiscal, que esse ano ocorrerá em Salvador na última semana de maio.

  17. “Trata-se mais popularmente do Feirão do Consumidor, que debate os impostos, a conscientização fiscal, cujo evento é encerrado com empresas parceiras vendendo produtos e serviços sem impostos nesse dia. Porém, o nosso objetivo é ir além, buscar mais conscientização para a sociedade de quanto ela paga de impostos. “E de que forma pode lutar para amenizar a atual realidade, qual o real valor dos produtos, etc. Enfim, que se conscientizem, de fato, e, possam exigir seus reais direitos”, concluiu.

  18. “Realizar essa audiência é um marco para o associativismo, pois iremos discutir um tema que é importantíssimo para a sociedade como um todo. O feirão do imposto mostra na prática um exemplo de quanto representa a nossa carga tributária”, reforça,Jéssica Silveira, coordenadora do feirão de imposto da Bahia.