Vacinação volta em Salvador contra a Covid na segunda
Tasso Franco , Salvador |
24/04/2022 às 18:57
Beijo na mezzo soprano egípcia Farrah El Dibany
Foto: Liberation
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Esplendor e decadência. A menos que seja o contrário. Domingo à noite, os ouvidos dos simpatizantes de Emmanuel Macron reunidos no Champ-de-Mars sofreram pela primeira vez remixes de David Guetta, Lionel Richie e Daft Punk em inglês.
2. “Mais uma vez” para a reeleição do presidente cessante por que não… Ministros e poucos felizes instalados em frente à Torre Eiffel não pediram mais para mexer os quadris enquanto esperavam pela segunda vez a vencedora de Marine Le Pen em cinco anos.
3. Instalado na plataforma hexagonal com escada tricolor, o DJ que atende pelo nome artístico Vannety segurou o palco (com seu perfecto) por uma hora e meia. Não é propriamente uma estrela, sublinha o Le Parisien, que diz que o artista tem menos de 6.000 subscritores no Instagram e… nove no seu canal de YouTube. Em close nos canais de notícias que aguardam o presidente recém-reeleito, ele obviamente atraiu o sarcasmo do Twitter.
4. Em 2017, no cenário hiper solene da pirâmide do Louvre escolhido pela equipe do En Marche para comemorar a primeira vitória presidencial de Emmanuel Macron, o show foi apresentado pela cantora americana Cris Cab e pelo grupo marfinense Magic System.
5. Mas no final da noite de 2022, há eles os grandes dez minutos de fala do presidente reeleito (que refez o golpe de O hino à alegria de Bach ao desembarcar cercado de crianças retiradas dos integrantes da campanha presidencial equipe) e nova surpresa da trilha sonora da noite, um grito lançado em sua chegada ao palco: "Manu, pelada!".
6. Com o discurso de Macron lotado, foi um cantor desconhecido que assumiu para se lançar em uma estranha Marselhesa. A multidão começou o hino francês antes que a mezzo soprano egípcia Farrah El Dibany, usando um espetacular vestido de cetim vermelho, chegasse ao microfone. Nem um nem dois, ela cantou o primeiro verso sozinha, ao lado do casal presidencial. Entre a polifonia da Córsega e Castafiore.
7. A cantora de 33 anos passou pelo Centro de Artes da Biblioteca de Alexandria e depois pela Academia de Música Hanns-Eisler, em Berlim. Ela ingressou na Academia da Ópera de Paris, tornando-se a primeira cantora árabe a encontrar um lugar neste setor excepcional. Foi a jornalista do Le Monde, Ariane Chemin, que revelou sua identidade no Twitter. Pouco depois das 20h, uma vez conquistada a vitória de Emmanuel Macron, a cantora enviou seus "Parabéns à França" em sua conta do Instagram. Não temos certeza de retribuir o elogio.
*****
8. O boletim epidemiológico deste domingo (24) registra 354 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 22 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%) e 36 recuperados (+0,002%) e mais 6 óbitos. Dos 1.541.077 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.883 já são considerados recuperados e 29.840 tiveram óbito confirmado.
9. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
10. Até o momento temos 11.489.974 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.622.903 com a segunda dose ou dose única e 5.358.972 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 868.745 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 298.844 já tomaram também a segunda dose.